Tudo que você precisa saber sobre descartar materiais recicláveis
Se tornar um cidadão com hábitos sustentáveis requer tempo, estudo, dedicação e força de vontade. Isso porque o processo de ser ecológico se inicia no momento de consumir de forma consciente para então chegar ao estágio de descartar materiais recicláveis corretamente.
Apesar de parecer simples separar o lixo orgânico dos rejeitos e resíduos sólidos, a reciclagem vai muito além disso. Portanto, cabe ao cidadão que busca ajudar o meio ambiente, entender exatamente por onde começar e qual caminho seguir.
Para isso, nós da Ecoassist, pioneira no mercado de soluções sustentáveis, criamos um roteiro de tudo que você precisa saber para se tornar um expert em reaproveitamento de resíduos. Preparado?
Precisa descartar? Fale conosco
Como ter hábitos sustentáveis
Quando pensamos em salvar o planeta, o primeiro passo que pensamos em dar é comprar uma ecobag, reaproveitar a água cinza da lavagem de roupa e comer menos carne. Com o passar do tempo, iniciamos uma separação de lixo de o que é e o que não é reciclável, contudo esse processo faz muitas pessoas desistirem.
Para melhorar essa experiência, a primeira dica que damos é repensar os hábitos de consumo. Sabemos que comprar a salada lavada e cortada no mercado é muito mais prático do que o pé inteiro de repolho, porém essa opção vem embalada em plástico e isopor, dois grandes ofensores do meio ambiente.
Além disso, trocar de aparelhos eletrônicos todos os anos, mesmo que o celular antigo esteja funcionando normalmente, é outro péssimo hábito de quem busca ser sustentável.
Refletir sobre o que consumimos e o que realmente é necessário, é o principal passo para quem busca essa redenção. Comece pelo básico: diga não às sacolas plásticas, prefira itens laváveis, dispense os descartáveis e prefira consumidor produtos caseiros.
Investir em alimentação caseira, aprender sobre compostagem doméstica, plantar sua horta e abusar da moda sustentável, vai fazer você dar valor às coisas realmente importantes. Esses pequenos hábitos também te ajudam a economizar dinheiro. Aproveite essa sobra para aproveitar a vida!
Preciso lavar antes de descartar?
Agora, é importante entender o que pode ser reciclado e o que não pode. As famosas marmitas de isopor, por exemplo, são extremamente críticas à natureza, considerando seu longo tempo de decomposição. Muitas pessoas acreditam que este item não pode ser reciclado, mas estão erradas.
O isopor é reciclável, porém seu processo de reciclagem é longo e complexo, além de ser necessário que o item esteja totalmente limpo. Por isso, algumas empresas coletoras de lixo, não fazem questão de pegar esses materiais para reciclar.
Aqui, entramos em um paradoxo, uma vez que embalagens de alimentos no geral devem estar limpas para reciclagem. Mas e a água gasta neste processo? Devo lavar meus itens antes de jogar no lixo reciclável?
Este é realmente um problema que devemos considerar. A nossa parte enquanto cidadãos, é ter a consciência de consumo, preferir itens reutilizáveis e descartar corretamente, mas não nos cabe lavar material por material para enfim jogar no lixo. Contudo, por que não reaproveitar a água da máquina de lavar para enxaguar os itens?
Essa Água Cinza é a melhor opção para poupar o consumo de água e ajudar no processo de reciclagem das embalagens higienizadas. Legal, né?
Além de embalagens, quais outros materiais recicláveis posso descartar?
A Ecoassist, atua com a prestação de serviço de coleta e gerenciamento de resíduos sólidos classe 2 não contaminados, sendo eles móveis, eletrodomésticos, entulho, restos de obra, uniformes, tecidos, documentos, papéis e muitos outros itens.
Atuamos com a retirada no seu endereço, em qualquer região do Brasil, para então dar a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente.
Considerando a logística, gerenciamento, descaracterização e destinação de todos os resíduos, nosso serviço possui custo, calculado com base no volume e localização do material. Contudo, caso o contratante tenha um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, a coleta pode ser gratuita.
Para agendamentos, basta entrar em contato junto ao nosso time de atendimento e escolher a data conforme sua disponibilidade. Nossos profissionais cuidam da retirada de itens diretamente de dentro de sua residência, garantindo total conforto e bem estar.
Ao final do processo de destinação dos resíduos recolhidos, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. Para empresas, este documento pode ser utilizado para renovação de licenças ou até mesmo aumento no valor de ações, caso a organização tenha capital aberto na Bolsa de Valores.
Para pessoas físicas, o CDF torna-se um importante instrumento de orgulho, provando que você agiu como um cidadão preocupado com a preservação do meio ambiente.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais