Descarte de máquinas e equipamentos é com a Ecoassist
Grandes indústrias que atuam com largas produções diárias, precisam lidar com maquinários quebrados e inutilizados. Quando o conserto deixa de ser uma opção viável, surge a necessidade de fazer o descarte de máquinas e equipamentos velhos.
O descarte incorreto de resíduos sólidos no geral é classificado como crime ambiental, conforme prevê a Lei Nº 12.305 instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente. Empresas que não estão em conformidade com a legislação vigente, estão sujeitas a penalidades que variam de multas, perda de licenças ou reclusão do responsável.
A Ecoassist, pioneira no mercado de soluções sustentáveis há mais de 12 anos, é a melhor opção para gerenciar resíduos sólidos de empresas e pessoas físicas. Entenda como podemos ajudar com a coleta de peças, máquinas e equipamentos, logo após o formulário.
Fale Conosco
Como funciona o descarte de máquinas e equipamentos?
O uso repetitivo de máquinas e equipamentos em uma linha de produção normalmente acarreta em falhas recorrentes, sendo necessário a substituição de peças e consertos periódicos. Quando o reparo não é mais eficiente, a substituição dos equipamentos danificados torna-se iminente.
Os maquinários velhos são, em sua maior parte, constituídos por aço, ferro e metal, além de algumas peças de plástico e vidro. Todos esses componentes podem ser reciclados e retornar ao início da cadeia produtiva quando são descartados corretamente.
Assim, a Ecoassist enxergou a oportunidade de ampliar os serviços sustentáveis voltados à preservação do meio ambiente através do Descarte Ecológico de máquinas.
Nesta categoria de serviço, deslocamos uma equipe de profissionais até a empresa solicitante para a coleta dos resíduos para descarte. Nossos caminhões são equipados para retirar qualquer tipo de material, incluindo máquinas sinistradas ou derivados. Para isso, contamos com uma parceria de compensação de carbono através do reflorestamento em áreas desmatadas.
Após esta etapa, transportamos os itens até o centro de triagem da Ecoassist, onde iniciamos o processo de tratamento.
O que acontece com as máquinas e equipamentos industriais?
Máquinas industriais responsáveis por usinagens ou outras funcionalidades dentro de uma fábrica, podem ser inteiramente reaproveitadas com a Ecoassist, desde que façam parte da categoria de Resíduos Sólidos Classe 2 Não Contaminados.
Para isso, o solicitante deve solicitar a coleta dos equipamentos junto aos canais de atendimento da Ecoassist. É neste momento que o cálculo do orçamento é realizado tendo como base o volume e localização dos resíduos.
Se por acaso a empresa for segurada de uma das nossas seguradoras parceiras, o descarte de máquinas e equipamentos poderá ser realizado gratuitamente. Além deste benefício, as empresas seguradas também contam com serviços como Projetos Ecoeficientes e Consultorias Ambientais para o seu negócio ser cada vez mais sustentável.
Depois de retiradas, transportadas, desmontadas e descaracterizadas, todas as peças e componentes dos equipamentos e máquinas velhas, são direcionadas aos nossos parceiros destinadores homologados. Assim, cada tipo de material recebe o tratamento correspondente para retornar para a cadeia produtiva.
Esse sistema de gerenciamento de resíduos está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que promove a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, produtores, importadores, comerciantes e consumidores. Assim, a economia circular é priorizada, interrompendo o ciclo de extração – produção – descarte.
Como o descarte de peças industriais ajuda minha empresa?
Com a recente crise na saúde mundial por conta do Coronavírus, cidadãos de todos os países estão repensando suas formas de consumo e priorizando produtos de marcas sustentáveis. Empresas que não adequarem seus processos para atender pessoas conscientes, deixarão de ser prioridade no mercado.
O serviço de descarte consciente de resíduos industriais não apenas comprova que a sua marca se preocupa com o futuro do planeta, como te ajuda a ficar em conformidade com as leis ambientais.
Para isso, concedemos um laudo comprobatório explicando todo o caminho dos resíduos industriais, desde a coleta até a destinação final ambientalmente adequada. Este laudo pode ser utilizado para renovação de licenças, ou até mesmo para conseguir aumento no valor de ações, caso sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.
Para isso, basta anexar o documento ao relatório de sustentabilidade.
O Certificado de Destinação Final também é uma importante ferramenta para utilizar no marketing sustentável. Pense em marcas como Natura ou Pantys e em como elas estabeleceram uma imagem ecofriendly para conquistar consumidores ecológicos!
Entre em contato agora mesmo para entender nossas propostas!
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais