Home office gera lixo eletrônico e aumenta danos ao meio ambiente
Com os novos trabalhos híbridos ou em home office total, grande parte das empresas substituíram os antigos computadores desktops (de mesa), por notebooks (portáteis). Assim, a troca em massa gerou um enorme volume de lixo eletrônico amontoado em ambientes corporativos.
Da mesma forma que o novo normal afetou os sistemas de trabalho, também contribuiu com a redução de escritórios. Segundo um levantamento realizado pela ISE Business School, cerca de 80% dos gestores pretendem estender o modelo de trabalho remoto para os próximos anos. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais tornam-se obsoletas.
Dentro da nova realidade, nos questionamos para onde vai todo o lixo eletrônico gerado pela desconstrução de escritórios.
Fale Conosco
De onde vem o lixo eletrônico das empresas?
No século da informação, qualquer empresa consignada no mercado, utiliza ferramentas tecnológicas para desenvolver produtos ou serviços. Em qualquer escritório do mundo, é possível encontrar ao menos um computador velho, uma impressora multifuncional, telefones, fios, baterias, e demais eletrônicos essenciais.
Ao encerrar as atividades ou estruturar o sistema de trabalho para home office, os colaboradores passaram a utilizar somente um laptop, carregador e celular, fazendo com que os demais objetos permaneçam fora de uso.
Diante do cenário atual, compreendemos quais são os objetos que, de fato, são necessários no dia-a-dia e quais são facilmente dispensáveis. É o caso dos computadores antigos de mesa, utilizados em larga escala desde call centers até multinacionais. A substituição desses modelos por versões portáteis, forçou o descarte em massa de lixo eletrônico.
Para onde o resíduo eletrônico vai?
Na tentativa de conter custos, empresas antes com escritórios enormes, reduziram as instalações para salas de reuniões, enquanto todo o quadro de colaboradores atua de forma remota, comparecendo no endereço corporativo somente quando necessário. Dessa forma, o grande volume de eletrônicos obsoletos foram transportados para pequenos depósitos e abandonados por tempo indeterminado.
Tendo em vista que a obsolência programada força atualizações de softwares e sistemas, a possibilidade de reutilização desses equipamentos são quase nulas.
Em alguns casos, têm havido o descarte de lixo eletrônico em larga escala. No entanto, o abandono de resíduos sólidos de forma inadequada é considerado crime ambiental, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Quando descartado de forma indevida, o lixo eletrônico pode comprometer a saúde humana ao contaminar o solo e lençóis freáticos. Isso ocorre porque um de seus componentes é o mercúrio, capaz de provocar graves danos ao sistema nervoso quando inalado acidentalmente. Outros metais pesados presentes são igualmente nocivos ao meio ambiente.
Como descartar e reciclar lixo eletrônico?
Compostos por aço, ferro, vidro e plástico, a reciclagem de computadores usados, por exemplo, pode ser realizada de forma integral. Enquanto o ferro e vidro passam pelo processo de derretimento e retornam ao ciclo inicial de produção como matéria prima, o plástico é triturado até o ponto de granulação ideal para reuso, dando vida à novos produtos reciclados.
Para o processo de reciclagem ocorrer de forma correta, é necessário escolher uma empresa especializada em Descarte Ecológico, como a Ecoassist. Além de garantir a descaracterização em itens com marca registrada, realizamos a coleta de lixo eletrônico de empresas de todos os portes, em qualquer lugar do Brasil.
Todo o material é transportado até o centro de triagem, onde passam pelo processo inicial de desmontagem, descaracterização e separação por tipos de matérias-prima. Os componentes químicos são tratados por profissionais altamente capacitados e treinados, garantindo total reaproveitamento ou destinação ambientalmente adequada.
Atuando ainda com empresas em readequação de espaços, disponibilizamos o serviço de Desmobilização de Escritórios ou ambientes comerciais. Esse sistema inclui desmontagem de mobiliário corporativo, embalagem, transporte e descarte.
Benefícios do Descarte Ecológico da Ecoassist
Ao final do processo de Descarte Ecológico, concedemos um certificado que atesta que a lei foi cumprida, bem como tipo e quantidade de itens destinados de forma correta.
Caso sua empresa esteja cadastrada na bolsa de valores, poderá utilizar o Certificado de Destinação Final no relatório de sustentabilidade e obter aumento no valor das ações. O documento registra o volume e tipo de material descartado, facilitando inclusive a renovação de licenças para o seu negócio.
Além disso, o descarte de eletrônicos possui o apelo sustentável necessário buscado pela nova geração de consumidores, que preferem pagar um pouco mais por produtos e serviços de empresas com viés ecológico.
O serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, foi construído com base em três pilares:
- Ambiental: fornecendo a destinação adequada aos resíduos sólidos;
- Social: possibilitando a doação de bens em boas condições que não comprometam a imagem da marca, caso o contratante concorde;
- Econômico: garantindo acessibilidade para pessoas físicas ou empresas de todos os portes, uma vez que a cotação é realizada com base no volume e localização dos itens.
Saiba mais entrando em contato através dos nossos meios de contato ou preenchendo o formulário abaixo!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais