Iniciativas que podem contribuir para o Consumo e o Descarte Sustentável
Deseja implementar o consumo e o descarte sustentável em sua empresa ou residência? O tema de hoje ajudará não só você, mas também o meio ambiente através de iniciativas ideais para a conversação da sustentabilidade!
Ao continuar a leitura, você encontrará:
- O que é Consumo Sustentável;
- O que é Descarte Sustentável;
- Iniciativas para o Consumo e o Descarte Sustentável; e
- Conclusão.
Fale Conosco
O que é Consumo Sustentável
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Consumo Sustentável envolve a ação de escolher produtos em que foram utilizados menos recursos naturais em sua produção, podendo, assim, ser reaproveitados ou reciclados. “Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível”.
Através do consumo sustentável, entende-se que a população está optando por produtos que tragam impactos positivos ao meio ambiente e/ou reduzam os impactos negativos, principalmente de empresas que produzem uma quantidade excessiva de materiais não sustentáveis.
Saiba mais sobre a importância da sustentabilidade no meio urbano clicando aqui.
O que é Descarte Sustentável
O Descarte Sustentável é a prática de descartar um bem que, a princípio, teve sua vida útil esgotada, mas, ao invés de descartá-lo logo em seguida (muitas vezes em qualquer lugar, de forma inconsciente), é reciclado ou reutilizado, transformando-se em um novo produto. Essa atividade auxilia na diminuição da produção de lixo e na poluição ao meio ambiente!
Visando o que o Consumo e o Descarte Sustentável significam, separamos 3 iniciativas que o ajudarão a mudar alguns hábitos e a implementar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia. Confira a seguir!
Iniciativas para o Consumo e o Descarte Sustentável
1. Logística Reversa
A Logística Reversa significa a administração responsável pelo processo reverso de execução de todas as atividades de uma organização, concernentes ao descarte de produtos obtidos. É, como o próprio nome sugere, o processo inverso da logística convencional.
Entenda melhor sobre o que é Logística Reversa em nosso post anterior: clique aqui!
A destinação correta de resíduos tornou-se, em 2010, uma lei para produtores, distribuidores e importadores. Reconhecida por Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305/2010 exige que os produtos fabricados sejam monitorados e descartados corretamente, de forma ecológica.
Enquadrado na PNRS, encontra-se o descarte sustentável de pneus. Esses produtos demoram, em média, 600 anos para se decompor e podem ser 100% reaproveitados! Por demorarem tantos anos até sua decomposição, quando descartados de forma inconsciente podem entupir ralos, vias públicas, ocupar grande espaço em aterros sanitários, e poluir o meio ambiente, caso incinerados incorretamente. Nesses casos, durariam séculos como uma ameaça à sustentabilidade, quando poderiam estar sendo reutilizados.
Devido a isso, o governo incluiu a obrigatoriedade da adoção da Logística Reversa para pneus inservíveis, garantindo sua destinação final correta. Ao serem descartados ecologicamente, os elementos de composição de pneus podem ser reutilizados em solados de sapato, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, transformados em combustível para caldeiras e indústrias de cimento, utilizados na fabricação de asfalto ecológico, dentre muitas outras finalidades!
2. Descarte Ecológico de Eletroeletrônicos
O Descarte Ecológico de E-lixos remete à destinação final de equipamentos que derivam de materiais eletrônicos. Estes possuem substâncias tóxicas em sua composição, que podem ser nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. São desde computadores, monitores, geladeiras, micro-ondas, até baterias, pilhas e carregadores.
Em 2015 a Lei do Lixo Eletrônico foi protocolada, instituindo normas para que o gerenciamento e a destinação final de produtos e componentes eletroeletrônicos obedeçam às legislações de meio ambiente, saúde e segurança pública, conforme instruído por seus respectivos órgãos públicos responsáveis.
Empresas produtoras de materiais que, ao esgotarem seu valor, serão considerados lixos eletrônicos, devem manter postos de coleta para o retorno dos bens produzidos por eles. Você também pode visitar Ecopontos das cidades.
3. Mapeamento da Produção de Resíduos
Ao mapear a produção de resíduos de sua empresa você garante a administração e o controle dos bens produzidos por seu empreendimento. Para tal finalidade, respeita-se a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que objetiva responsabilizar o setor industrial (como produtores e comerciantes) e também os consumidores acerca da destinação final de resíduos sólidos. Essa prática ajudará a manutenção da produção de lixo e também auxiliará a gestão de seus gastos.
Caso seja um empreendedor, o mapeamento de seus produtos deve ser declarado anualmente através da Declaração de Resíduos Sólidos. Para saber mais sobre a Declaração, como preenchê-la e seu prazo, confira nosso post anterior através do link: https://ecoassist.com.br/a-declaracao-anual-de-residuos-solidos-deve-ser-feita-ate-o-dia-31-de-janeiro/.
4. Consultoria para o Descarte de Resíduos
Outra iniciativa que você pode aderir e que, certamente, irá promover hábitos sustentáveis, é a contratação de uma consultoria para o descarte de resíduos.
Existem empresas especializadas em Descarte Ecológico que cuidarão de todo o processo para a destinação final correta dos seus bens. Desde a retirada do produto, passando pela descaracterização, separação de resíduos e destinação final.
A Ecoassist integra a lista de empresas com experiência no Descarte Ecológico e, caso deseje fazê-lo sem sair de casa, nossa empresa fornece a você soluções práticas e econômicas!
Conclusão
Dada a importância de hábitos sustentáveis, pode-se trazer muitos benefícios ao meio ambiente e à saúde da população através de atividades que, muitas vezes, não são conhecidas. Comece a implementar as iniciativas acima em seu empreendimento e dê o exemplo!
Caso deseje contatar a Ecoassist e/ou marcar um agendamento para a retirada durante o processo de Descarte Ecológico, envie um e-mail para contato@ecoassist.com.br ou ligue para 0800 326 1000.
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais