Descarte de fios e cabos de forma sustentável com a Ecoassist
O mundo está cada vez mais digitalizado e a internet é a porta de entrada principal para as novas tecnologias. Com o objetivo de conceder a melhor banda larga, empresas de comunicação estão atualizando o fornecimento de internet comum para fibra óptica. Neste cenário, será que existe a preocupação com o descarte de fios e cabos?
Além dos cabos e fios, empresas de tecnologia geram outros resíduos eletrônicos que igualmente necessitam de descarte adequado. Para isso, nós da Ecoassist, estendemos nosso sistema de Descarte Ecológico para todo o território nacional, realizando coleta e destinação de lixo eletrônico no geral.
Entenda como funciona e peça seu orçamento!
O que inclui a coleta de equipamentos eletrônicos?
Além do descarte de fibra óptica e similares, atuamos com o gerenciamento de outros resíduos eletrônicos, como mouses velhos, teclados, monitores, gabinetes, fones de ouvido, suportes, carregadores, HDs e outros componentes. Lâmpadas de todos os tipos incluindo leds de computadores ou RGB também são retirados por nossos profissionais, garantindo a prestação completa de coleta.
Todos os materiais coletados recebem o tratamento de descaracterização para garantir a proteção à marca e informações sigilosas da empresa. A LGPD é prioridade no processo de Descarte Ecológico, assim como segurança dos elementos.
Não apenas os componentes eletrônicos velhos podem ser retirados, como os móveis também. Setups, mesas, cadeiras, armários, gaveteiros, entre outros itens, também podem ser coletados por nosso time de profissionais. Todos os móveis velhos recebem a destinação ambientalmente adequada, assim como outros resíduos sólidos.
Em casos de empresas em processo de mudança, encerramento de atividades ou reformas, disponibilizamos a desmobilização de ambientes. O serviço contempla a desmontagem completa do espaço e descarte dos itens que não terão mais utilidade. A transferência dos itens que serão reaproveitados para novos endereços também pode ser solicitada.
Como funciona o descarte de fios, cabos e outros eletrônicos?
Em 2010, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos para promover a responsabilidade compartilhada sobre a destinação de bens pós-consumo. Ao realizar o descarte de fio ou qualquer outro material eletrônico de forma incorreta, a empresa está infringindo a lei ambiental e fica sujeita a perda de licença, multa ou reclusão do responsável.
O sistema de Logística Reversa implementado pela Ecoassist garante a coleta, transporte, gerenciamento e destinação final em conformidade com a lei. O descarte de notebook, ar condicionado, televisão, pilhas, baterias e similares, é realizado em parceria com empresas homologadas de destinação de resíduos.
A cotação da coleta de eletrônicos pode variar de acordo com a quantidade e localização dos resíduos. Contudo, se a empresa ou pessoa física dispor de um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, a retirada poderá ser gratuita.
Para isso, é necessário que o segurado entre em contato através dos nossos canais de atendimento com o número da apólice para solicitação do agendamento. Contamos com flexibilidade de horário para atender todas as demandas priorizando o conforto do cliente.
O que acontece com os resíduos eletrônicos coletados?
As coletas para Descarte Ecológico podem ser agendadas de segunda a sábado em horário comercial, enquanto as desmobilizações ocorrem de acordo com a disponibilidade do local. todos os materiais retirados são transportados até o centro de triagem da Ecoassist, onde recebem o tratamento inicial para descaracterização.
Neste espaço, também ocorre a desmontagem e separação dos componentes, facilitando o envio para destinação final.
O fio, por exemplo, é separado da capa de borracha e tratado como cobre e fibras. As placas e peças de computadores são totalmente destruídas para garantir a segurança da informação.
Ao final do gerenciamento e tratamento de cada tipo de resíduo, os itens retornam ao ciclo inicial de produção como matéria-prima. Esse método, também chamado de economia circular, preserva o meio ambiente pois inibe e mitiga a extração dos recursos naturais para produção na indústria.
Como a Ecoassist pode ajudar no descarte de fios e cabos?
Após o processo de recolhimento dos resíduos sólidos, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, atestando o tipo e volume de material descartado. Este documento serve como laudo comprobatório para aumento de ações de empresas com capital aberto quando incluído no Relatório de Sustentabilidade.
Para empresas sem vínculo com a Bolsa de Valores, o certificado pode auxiliar na renovação de licenças, além de ser um excelente apelo sustentável ao cliente que prefere consumir de organizações sustentáveis.
Entre em contato agora mesmo e solicite uma proposta personalizada. Atendemos empresas e pessoas físicas em território nacional, coletando, transportando, gerenciando e destinando resíduos sólidos diversos.
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais