Como a sua empresa de cosméticos descarta os resíduos sólidos?
O mundo está enfrentando uma de suas maiores crises da atualidade. Os olhos de todos os cidadãos estão voltados para a saúde do planeta e em como a negligência de grandes corporações pode afetar a qualidade de vida como um todo. Assim, torna-se obrigação das empresas de cosméticos e todas as outras, criarem versões sustentáveis de suas marcas.
Dedicar-se a criar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos não apenas beneficia a marca perante os olhos de consumidores sustentáveis, como sua empresa fica em conformidade com a Lei Nº 12.305/10.
Para isso, a Ecoassist ampliou os serviços de Descarte Ecológico para embalagens de cosméticos, perfumaria, e produtos pós-consumo. Dessa forma, ajudamos o fabricante a dar a destinação ambientalmente adequada aos resíduos produzidos no processo de produção. Entenda como o serviço funciona logo após o formulário.
Fale Conosco
Que tipo de resíduos empresas de cosméticos geram?
Quando pensamos em uma empresa fabricante de cosméticos, os resíduos mais comuns que nos vem à cabeça são sobras de produtos, embalagens velhas, máquinas quebradas, equipamentos fora de uso e materiais promocionais.
Todavia, qualquer resíduo inutilizado presente dentro de uma indústria de cosméticos, deve ser tratado conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nela, promove-se a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, produtores, comerciantes e consumidores por bens pré e pós consumo.
Por este motivo, marcas como Natura e O Boticário investem em campanhas de logística reversa de embalagens de perfumes, cremes e maquiagens em troca de descontos aos consumidores. São planos de gerenciamento similares que possibilitam a reutilização dos materiais como matéria prima.
Para isso, no entanto, é necessário um tratamento específico nas embalagens para remover resquícios de produtos, além do processo de reciclagem para que os itens retornem ao início da cadeia produtiva. Neste cenário, a Ecoassist pode ajudar a sua empresa a entrar no mercado sustentável de forma estratégica e eficiente.
Como descartar embalagens de cosméticos?
Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, a Ecoassist é pioneira em serviços de logística reversa e Descarte Ecológico. Com atendimento de coletas em território nacional, contamos com uma carteira de parceiros homologados, especializados no tratamento e destinação dos resíduos sólidos.
O processo de descarte de bens pós-consumo da Ecoassist consiste na coleta agendada diretamente no endereço do contratante, transporte até o centro de triagem, desmontagem, separação e descaracterização do material.
A última etapa é imprescindível para empresas preocupadas com a proteção de sua marca, considerando que toda a identidade visual dos objetos é destruída antes de seguir para a destinação final.
Além da descaracterização de embalagens e materiais promocionais, também recebemos e cuidamos de uniformes velhos. Esses itens são comuns em qualquer tipo de corporação, assim como na indústria de cosméticos. Por isso, devem receber o tratamento adequado para evitar o uso indevido por terceiros.
O que acontece com os resíduos de empresas de cosméticos?
Depois de realizar a coleta, transporte, armazenagem, desmontagem, separação e descaracterização de todos os resíduos da sua empresa, enviamos os itens para destinação junto aos nossos parceiros.
O plástico, por exemplo, passa pela trituração até atingir o grau de granulação ideal para reuso, assim como o acrílico. O vidro, é inteiramente derretido e reutilizado, retornando ao ciclo inicial de produção. O papel, por sua vez, é completamente reciclável, sendo possível produzir inúmeros subprodutos a partir da reciclagem de papel.
Outros componentes como alumínio, metal, madeira, e afins, também recebem o tratamento correspondente para retornarem ao início da cadeia produtiva. Este processo interrompe o sistema de extração de matéria-prima da natureza, produção e descarte dos recursos naturais.
Todo o processo de Descarte Ecológico caminha em conjunto com a economia circular, promovendo insumos recicláveis à indústria.
Como o Descarte Ecológico ajuda minha empresa de cosméticos?
Ao final da tratativa, concedemos ao contratante um laudo comprobatório informando todo o caminho percorrido pelos resíduos sólidos coletados. Este documento pode facilitar a renovação de licenças e aumentar o valor de ações, caso a sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.
Além disso, concedemos o Certificado de Descarte Ecológico, comprovando que a sua empresa possui preocupação com o meio ambiente e promove atitudes sustentáveis. Assim, os clientes que se identificam com essa iniciativa, irão preferir consumir da sua organização, aumentando o ticket médio de vendas.
Atuamos com coletas pontuais ou recorrentes, com propostas personalizadas de acordo com cada necessidade.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais