Você sabe o que fazer com eletroportáteis velhos?
É comum acumularmos itens em nossos armários acreditando que algum dia terão usabilidade. Os eletroportáteis velhos são a prova de que mesmo presentes há anos em uma cozinha, nem sempre serão reutilizados como acreditam seus donos.
Parte da insistência em manter aparelhos como liquidificadores velhos, batedeiras quebradas ou outros, se dá pela falta de opção de descarte correto. Afinal, para pessoas com hábitos sustentáveis, torna-se inaceitável o descarte no lixo comum ou abandono de itens em locais irregulares.
A Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, ampliou o sistema de Descarte Ecológico também para eletros de pequeno porte. Realizamos a coleta em todo o Brasil para destinar de forma ambientalmente adequada. Entenda como o serviço funciona!
Fale Conosco
Por que descartar eletroportáteis corretamente?
Assim como outros móveis ou eletrodomésticos velhos, os eletroportáteis antigos causam os mesmos problemas ambientais quando descartados de maneira indevida. Constituídos de plástico, alumínio, ferro e outros componentes recicláveis, um liquidificador, por exemplo, pode ser inteiramente reaproveitado quando descartado corretamente.
Se despejado no lixo comum ou de outras formas, seus materiais podem levar mais de 1000 anos para entrar em decomposição. Nesse período, ocupam grandes espaços em aterros sanitários destinados ao lixo orgânico ou rejeitos. Além disso, contaminam o solo, lençóis freáticos e comprometem a vida marinha.
Buscando reduzir os impactos negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nela, todo produtor, comerciante, importador, fabricante ou consumidor, torna-se responsável pela destinação adequada quando seus bens chegam ao fim da vida útil.
A lei ainda promove a responsabilidade compartilhada e Logística Reversa, pedindo aos fabricantes que desenvolvam planos para captação do material para reaproveitamento.
Como descartar eletroportáteis de forma adequada?
Sabendo que o material utilizado em eletroportáteis antigos são completamente reaproveitáveis, é importante realizar o descarte com empresas gerenciadoras dedicadas. apesar de existirem pontos de coletas específicos para cada resíduo, alguns cidadãos não conseguem deslocar produtos por falta de transporte ou mobilidade reduzida.
Em casos assim, a Ecoassist se compromete a realizar a coleta de eletroportáteis no endereço do cliente, conforme disponibilidade e agendamento. Contamos com prestadores de serviços espalhados por todo o Brasil, garantindo que pessoas físicas e jurídicas sejam atendidas prontamente.
Todos os itens retirados, são transportados até o centro de triagem, onde passam por um tratamento e são enviados para reciclagem. Através do gerenciamento adequado de resíduos, conseguimos introduzir os componentes na economia circular, fazendo com que retornem à esteira inicial de produção.
Dessa forma, o plástico, acrílico ou outro componente pode dar vida aos novos produtos, sem necessidade de seguir o processo de extração, produção e aterro sanitário.
Por que pagar para descartar eletroportáteis?
Atuamos com o sistema de coleta sob agendamento, com prestadores de serviços dedicados a retirar itens diretamente do endereço e transportar até o nosso galpão. O processo inclui a retirada de objetos diversos, mesmo que de grande porte ou presentes em locais adversos, como andares altos, por exemplo.
Uma vez em nossa central de triagem, utilizamos mão de obra para desmontagem e separação dos componentes, além de equipamentos específicos para o tratamento inicial. Assim, garantimos a possibilidade de reciclagem ao serem destinados para empresas correspondentes.
Todo o trâmite possui custo operacional de destinação de resíduos, portanto torna-se necessário a cobrança pelo serviço. O valor da coleta é calculado com base no volume e localização do material. No entanto, caso o contratante tenha um seguro cuja apólice ofereça serviços sustentáveis da Ecoassist, a retirada de eletroportáteis é gratuita.
Como a Ecoassist ajuda sua empresa?
Caso sua empresa tenha uma grande demanda de eletroportáteis ou outros resíduos para descarte, podemos criar uma proposta personalizada conforme sua disponibilidade. Atuamos com desmobilizações empresariais, descarte em larga escala de todos os resíduos sólidos e muitos outros serviços.
Ao final da tratativa, concedemos um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode auxiliar na renovação de licenças e ser um excelente apelo sustentável aos seus clientes, tendo em vista que empresas com viés ecológico têm se destacado no mercado.
Em casos de empresas cadastradas na Bolsa de Valores, o CDF pode agregar no Relatório de Sustentabilidade e aumentar o valor de ações.
Traça suas necessidades para montarmos juntos uma proposta!
Conseguimos ajudar com a remoção dos itens danificados da residência e doar móveis e eletrodomésticos que estejam em boas condições em nosso galpão.
Entre em contato!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais