Qual seu nível de educação ambiental?
Estamos começando uma nova década, no século da tecnologia. São tempos de rápidas mudanças e preocupação com o futuro da humanidade, por isso a educação ambiental se tornou fundamental para que as novas gerações entendam a importância de preservar a natureza.
Promover a mudança comportamental de pessoas acostumadas a jogar lixo na rua, gastar água e praticar o consumo desenfreado, por exemplo, deve ser prioridade. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente aperfeiçoa com frequência a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Com essa preocupação, a Ecoassist desenvolveu o Descarte Ecológico, serviço de coleta e destinação ambientalmente adequada de itens de todos os tipos. Entenda como solicitar!
Fale Conosco
O que é Educação Ambiental?
A Educação Ambiental visa promover a responsabilidade compartilhada entre os cidadãos em prol da proteção do meio ambiente. A ideia é gerar consciência ecológica em todas as pessoas a fim de preservar e conservar a natureza como um todo, através do conhecimento e oportunidades para mudança no comportamento.
Introduzir o desenvolvimento sustentável nas novas gerações, tanto em casa quanto na escola, pode aperfeiçoar as práticas de seres humanos em formação, garantindo um futuro onde cuidar do meio ambiente fará parte da rotina.
Enquanto as novas gerações são educadas com responsabilidade ecológica, adultos de todas as idades trabalham na mudança de hábitos. A reciclagem, por exemplo, é uma preocupação cada vez mais frequente nas residências brasileiras, assim como a economia dos nossos recursos naturais.
Como a Educação Ambiental beneficia uma cidade?
No dia 1º de janeiro de 2021, a prefeitura de São Paulo instituiu a Lei Nº 17.261 que proíbe o fornecimento de utensílios de plásticos por estabelecimentos como restaurantes, bares, casas de show, boates, buffets de festas e correlatos. Segundo a prefeitura, a proposta é reduzir o volume de resíduo plástico gerado pela população paulistana.
A proibição inclui copos, pratos, talheres, agitadores de bebidas e hastes para balões, complementando a Lei Nº 17.123/2019, também municipal, que proíbe o uso de canudos plásticos. O não cumprimento das leis pode acarretar em multas que variam de R$ 1mil à R$ 8mil reais, ou fechamento do estabelecimento em caso de reincidência.
Ao ser aprovada, será necessário incluir novas opções de descartáveis a partir de outros materiais. Alguns estabelecimentos estão adequando os utensílios para vidro, aço ou plástico reutilizável, bem como opções de papel ou madeira para descartáveis.
Esse novo passo irá sugerir novas opções de consumo à população paulista, garantindo a redução da poluição, visto que os novos materiais levam menor tempo para entrar em decomposição.
Como a Ecoassist pode ajudar o seu comércio?
Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, nós da Ecoassist atuamos com a coleta e destinação de resíduos sólidos em território nacional. Todos os itens coletados, passam pelo tratamento correspondente e seguem para reciclagem conforme cada tipo de material.
Ao todo, destinamos aproximadamente 8 mil toneladas de resíduos sólidos somente no ano de 2019, considerando que o volume inclui pessoas físicas e jurídicas. Para empresas, atuamos com propostas personalizadas, conforme a necessidade de cada cliente.
Além do processo de coleta de resíduos empresariais, desde móveis até embalagens e uniformes, atuamos com parcerias com o varejo. O Descarte Ecológico pode ser vendido ao seu cliente final como benefício, similar ao processo de venda de garantia estendida.
Assim, ao comprar um móvel, eletrônico ou outro, o cliente poderá descartar o antigo com o time de atendimento da Ecoassist, por um custo acessível parcelado junto com a compra do item.
Por que pagar para descartar resíduos sólidos?
Do ponto de vista de pessoas físicas, providenciar o descarte de itens volumosos como geladeiras quebras, sofás velhos e objetos do tipo, pode ser um enorme desgaste. Isso ocorre porque o transporte dos materiais até um ponto de coleta requer veículos e mão de obra especializada.
Ao contratar o Descarte Ecológico da Ecoassist, o cliente fica isento do trabalho pesado, indicando somente os objetos a serem coletados por nosso time de profissionais. O valor da coleta é calculado com base no volume e localização dos itens, podendo ser gratuita caso o cliente tenha um seguro cuja apólice compreenda os serviços sustentáveis.
Ao final da tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode ajudar sua empresa a renovar licenças e aumentar o valor de ações, caso esteja cadastrado na Bolsa de Valores.
Entre em contato para saber como a Ecoassist ajuda os cidadãos brasileiros a compreender mais sobre a Educação Ambiental!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais