Você saber o que é economia circular?
O mundo está mundando. Apesar da consciência de consumo de grande parte da população, ainda enfrentamos um sistema muito forte de economia linear, principal fonte de extração de matéria-prima do meio ambiente. Dessa forma, entendemos que a mudança para a economia circular pode ser a melhor chance de preservação e garantia de um futuro para o planeta.
Para entender como funciona e quais os benefícios da economia circular, é importante repensar todos os hábitos de consumo, deste a compra até a destinação final de resíduos.
Foi pensando nisso, que a Ecoassist desenvolveu o Descarte Ecológico, com atuação em território nacional. Além disso, o atendimento pode ser prestado tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. Entenda:
Fale Conosco
Conceito de economia circular
Tradicionalmente, estamos habituados com a economia linear, que consiste na extração de matéria prima da natureza, manufatura, produção, uso e descarte pós-consumo. Sabendo que os recursos naturais são finitos, criou-se a necessidade de uma alternativa sustentável.
No Brasil, de todo o lixo produzido, 30% pode ser reciclado. No entanto, somente 3% do volume total é, de fato, destinado para reaproveitamento. Apesar da reciclagem ser uma excelente maneira de reduzir os impactos negativos causados pela extração de matéria-prima do meio ambiente, algumas pessoas ainda não entendem sua importância.
Ao contrário do tradicional, a economia circular mostra que todos os resíduos descartados no aterro sanitário, podem ser reutilizados após o uso, através da reciclagem. Para isso, é necessário realizar o descarte adequadamente, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Nesta modalidade, todo e qualquer material retirado do meio ambiente e utilizado para fabricação de produtos, deve ser reutilizado após o item chegar ao fim da vida útil. Dessa forma, torna-se dever de todo produtor, fabricante, importador, comerciante ou consumidor, realizar a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos.
Qual o papel da logística reversa na economia circular?
Sendo responsabilidade dos geradores de resíduos dar a destinação final, tornou-se necessário um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos por parte das empresas fabricantes. Através da logística reversa, todos os bens retornam ao ciclo inicial de produção após o fim de sua vida útil.
Através da responsabilidade compartilhada, sucatas como ferro, plástico, papel, alumínio, vidro e outros metais pesados, são enviadas para empresas recicladoras. Mas antes disso, a coleta seletiva é necessária, bem como a triagem, separação e envio para a destinadora final.
Sem um processo de logística eficiente em conjunto com disseminação de informação, o consumidor final acaba jogando um grande tesouro no lixo comum. Atitudes como esta, colaboram com a superlotação dos aterros sanitários construídos exclusivamente para rejeitos e orgânicos.
Qual o processo de descarte consciente para economia circular?
Sabendo que sucatas podem ser recicladas de forma integral, a coleta com gerenciamento adequado deve ser realizada por empresas especializadas, como nós, da Ecoassist. Com a retirada de resíduos em território nacional, nossos profissionais retiram itens de todos os tamanhos.
Após a coleta na data e período agendado, transportamos o material até o centro de triagem, onde o material será desmontado e separado por tipo de componente. O plástico, por exemplo, recebe o tratamento de trituração até alcançar o tamanho ideal para reciclagem.
O vidro ou metal, por outro lado, são enviados para as destinadoras correspondentes, onde são derretidos e reutilizados como matéria-prima no ciclo inicial de produção. Materiais similares são facilmente reciclados, contribuindo ativamente na economia circular.
Todo o processo, desde a coleta até a destinação, pode ser solicitado por pessoas físicas e empresas de todos os portes. O acompanhamento é realizado via ordens de serviço encaminhadas por e-mail, com início a partir do agendamento via central de atendimento. Nossos colaboradores atuam com horários flexíveis, de acordo com a disponibilidade do contratante.
Quais os benefícios para a sua empresa?
O Descarte Ecológico não apenas contribui com a preservação do meio ambiente, como aumenta a visibilidade da sua marca enquanto empresa sustentável. O sistema de logística reversa pode ser concedido ao seu consumidor final como Benefício. Ao comprar o seu produto ou serviço, o cliente poderá solicitar a coleta do item antigo sabendo que o descarte será consciente.
Ainda buscando ser a melhor opção para o seu negócio, concedemos o Certificado de Destinação Final sempre que sua empresa utilizar o sistema. O documento afirma que a lei foi cumprida, atestando o volume e tipo de material descartado.
Além disso, o certificado pode ser utilizado na renovação de licenças e aumento no valor de ações, caso sua organização seja cadastrada na bolsa de valores. Basta incluí-lo no relatório de sustentabilidade, como seu plano para reduzir a produção de lixo no Brasil.
Lembre-se, o apelo sustentável pode ser o diferencial inovador que o seu cliente busca ao fechar negócios com empresas ecológicas.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais