Conheça os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas e baterias
Em um mundo cada vez mais tecnológico com sistemas de alimentação limitados, enfrentamos um aumento no volume de lixo eletrônico produzido. O descarte de pilhas e baterias de maneira indevida, compromete o meio ambiente como um todo, prejudicando a saúde de seres vivos e contaminando nossos recursos naturais.
Além de altamente poluentes, ao descartar pilhas e baterias de maneira indevida, pode acarretar em multas por crime ambiental, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Através dessa instância, toda empresa, produtora, importadora, comerciante ou consumidor se torna igualmente responsável pela destinação ambientalmente adequada do e-lixo.
Entenda como a Ecoassist pode ajudar a lidar com os resíduos eletrônicos da sua empresa.
Fale Conosco!
Entenda quais os impactos do descarte de pilhas e baterias
Repletas me metais pesados tóxicos, as pilhas usadas e baterias gastas são altamente nocivas ao meio ambiente, chegando a contaminar o solo e lençóis freáticos ao primeiro contato. Isso ocorre porque quando manuseadas de maneira indevida, como abandonadas em lixões irregulares ou descartadas no lixo comum, as pilhas liberam chumbo, cádmio e o mercúrio.
Além de poluentes, descartar pilhas e baterias no lixo comum, pode afetar a saúde de seres vivos. Ao ser inalado por humanos através da água ou alimento contaminado, o mercúrio é capaz de causar danos neurológicos, renais, hipertensão, anemia, paralisia e até mesmo déficit de atenção.
Assim como televisores, celulares, computadores, as pilhas também se encaixam na categoria de e-lixo, ou lixo eletrônico. O volume desse lixo tóxico aumenta gradualmente todos os anos por conta da obsolência programada por fabricantes, forçando a substituição dos aparelhos periodicamente.
Tendo em vista que os problemas gerados pelo descarte de baterias e pilhas podem ser reduzidos por meio do gerenciamento dos produtores, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Lei 12.305 de 2010 promove a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, produtores, comerciantes, importadores e consumidores sobre a destinação ambientalmente adequada dos equipamentos.
Torna-se responsabilidade da empresa promover um sistema de logística reversa adequado para cada tipo de lixo, visando aumentar os níveis de reciclagem no Brasil.
Como a Ecoassist pode ajudar sua empresa?
De acordo com a PNRS, todas as empresas necessitam de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, determinando os projetos sustentáveis para redução da produção de lixo.
Ao identificar a necessidade de substituir os aparelhos eletrônicos corporativos por versões atualizadas, torna-se responsabilidade do seu negócio fornecer a destinação adequada de todos os equipamentos. O não cumprimento da lei pode acarretar na perda de licenças, multas e até mesmo a reclusão de 3 anos do responsável pela empresa.
Tendo em vista as consequências do manuseio indevido, vale considerar a contratação de uma organização especializada no gerenciamento dos resíduos, como a Ecoassist. O serviço de Descarte Ecológico está disponível em território nacional, podendo ser acionado por pessoas físicas ou jurídicas.
O valor de descarte de pilhas e baterias é estipulado de acordo com o volume de itens e sua localização. Contudo, a retirada de pilhas gratuita poderá ser sem custo, caso o seguro apresente os serviços sustentáveis da Ecoassist na apólice.
Como funciona o descarte de pilhas e baterias?
A primeira fase do serviço engloba o primeiro contato para compreendermos as necessidades do seu negócio. Neste momento, elaboramos uma proposta personalizada contendo os custos, condições e orientações para os próximos passos.
Com a conclusão do aceite da proposta, realizamos o agendamento de acordo com a disponibilidade do seu negócio. Atuamos com horários flexíveis, levando em consideração negócios presentes em condomínios comerciais que necessitam dos serviços em horários específicos.
Nossos profissionais comparecem devidamente equipados para realizar a coleta de lixo eletrônico, evitando possíveis eventualidades. O material é transportado até o centro de triagem para a separação e tratamento inicial, antes de seguir para a empresa destinadora onde será iniciado o processo de reciclagem.
Os metais pesados passam por tratamentos químicos específicos e, em sua maior parte, pode retornar ao ciclo inicial de produção na indústria, como matéria-prima. Enquanto isso, a reciclagem de alumínio e plástico utilizados como capa e acabamento das pilhas, são realizadas a partir da higienização.
O que acontece depois da reciclagem de pilha e bateria?
Ao final do processo de descarte de pilha e bateria com a Ecoassist, concedemos o Certificado de Destinação Final. Esse documento não apenas atesta o volume e tipo de material descartado, como também comprova que seu negócio cumpriu a legislação de proteção ao meio ambiente.
O CDF pode ser utilizado na renovação de licenças ou no relatório de sustentabilidade. Assim, empresas cadastradas na bolsa de valores, poderão aumentar ações.
Caso a empresa esteja em processo de readequação total de ambientes, disponibilizamos a Desmobilização de Ambientes. Também atendemos pessoas físicas para descarte de eletrônicos, eletrodomésticos, móveis velhos, entulho, restos de obra, entre outros resíduos.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais