Você sabe como fazer o Descarte de Medicamentos?
A tradicional caixa de primeiros socorros repleta de remédios, é um item comum e indispensável na casa dos brasileiros. Contudo, poucas pessoas sabem de fato o risco de ter substâncias em excesso e como realizar o descarte de medicamentos vencidos de forma correta.
Além de comprometer os recursos naturais ou a saúde de terceiros que possam ter acesso ao medicamento, o descarte indevido de remédios é considerado crime ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aplica multas com valores variados de acordo com o município do delito.
Fale Conosco
Impacto do descarte incorreto de medicamentos
Entre os dez países que mais consomem medicamentos do mundo, o Brasil enfrenta as consequências pelo descarte incorreto de remédios. Devido ao costume de automedicação, o usuário adquire uma quantidade excessiva das substâncias e consequentemente, não utiliza a droga conforme prazo de validade.
Como forma rápida de eliminar os remédios vencidos, algumas pessoas realizam o descarte em lixo comum ou via rede de esgoto. As duas formas comprometem o meio ambiente, uma vez que as substâncias se dissolvem e contaminam o solo ou lençóis freáticos.
Ao utilizar o lixo comum como opção, é possível que outras pessoas encontrem a droga e consumam indevidamente. Animais também estão sujeitos a ingerir medicamentos descartados de forma irregular, estando sujeitos a problemas de saúde e morte.
Os perigos da ingestão incorreta de medicação
Estima-se que 35% dos remédios adquiridos em drogarias no Brasil não contam com prescrição médica ou qualquer acompanhamento por profissionais. Pesquisas na internet contribuem com o aumento do percentual, levando pacientes ao tratamento sem a confirmação de um diagnóstico.
A automedicação é responsável por pelo menos 20% dos casos de intoxicação, conforme dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX). Ao ingerir um medicamento por conta própria a fim de aliviar algum sintoma, pode-se agravar o quadro de saúde ou causar doenças graves.
O famoso coquetel ou combinação de remédios diferentes sem a prescrição médica, pode potencializar os efeitos ou anular um ao outro. Em casos mais graves como o consumo indevido de medicações controladas, o usuário pode apresentar alergias ou até mesmo vir a óbito.
Para evitar perigos como a intoxicação por uso indevido de medicamentos, deve-se consultar um médico para obter o diagnóstico e tratamento corretos. Nunca siga orientações de terceiros para tomar um remédio sem prescrição de um profissional. Cada pessoa possui um quadro clínico específico, podendo ser piorado com o uso de medicamentos contra-indicados.
Em casos de sobra, o paciente deve ficar atento ao prazo de validade de remédios, evitando possíveis ingestões acidentais.
Como descartar medicamentos vencidos?
Ao identificar um medicamento com data de vencimento ultrapassada, o uso deve ser interrompido imediatamente, evitando reações adversas. Retire a substância do alcance de terceiros, principalmente crianças ou animais e busque um serviço para coleta de medicamento vencido.
Algumas drogarias de grande porte como a Drogaria Raia e Drogasil atuam com a Logística Reversa via postos de coleta, que constitui no retorno dos componentes químicos aos fabricantes para reaproveitamento de matéria-prima ou descarte em locais adequados. Em casos de pequenas farmácias que não atuam com o sistema, verifique outras empresas de coleta.
A Ecoassist está no mercado de Descarte Ecológico há 11 anos, prestando o serviço de coleta de resíduos sólidos em todo o Brasil. Após a solicitação de retirada de remédios vencidos, os itens passam pela triagem para reaproveitamento de embalagens, por exemplo ou são enviados para locais controlados para a destinação final.
Além da coleta de medicamentos, atuamos com descarte de:
- Móveis velhos;
- Eletrodomésticos usados;
- Eletrônicos;
- Entulho e restos de obra ensacados;
- Peças automotivas;
- Papéis, papelões e tecidos.
Certificado Descarte Ecológico de medicamentos
Ao contratar o serviço de coleta e descarte de resíduos sólidos, você está atuando conforme a legislação do meio ambiente. Através do Certificado de Destinação Final, atestamos que o medicamento recebeu a destinação final ambientalmente adequada.
As embalagens compostas por papelão, plástico e alumínio, passam pela inspeção no centro de triagem visando a aprovação para reciclagem. As drogas são enviadas à destinadora, onde são incineradas em locais apropriados, sem possibilidade de contaminação.
O certificado que fornecemos, disponibiliza informações sobre volume de resíduos descartados e quais os tipos de material.
Caso você seja uma empresa ou comércio que necessite do serviço de descarte de medicamentos, entre em contato com a nossa equipe para um orçamento. Atuamos em todo o território nacional, prestando essa ou outras demandas de Descarte Ecológico.
IMPORTANTE: resíduos hospitalares, lixo orgânico ou rejeitos não se enquadram no serviço de coleta e descarte consciente prestado pela Ecoassist.
Fale conosco!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais