Como fazer o descarte de lâmpadas corretamente?
Assim como qualquer outro resíduo sólido, o descarte de lâmpadas de forma incorreta é considerado crime ambiental, conforme lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Para garantir a destinação desses componentes de forma adequada, a Ecoassist atua com o serviço de Descarte Ecológico, realizando a coleta à domicílio ou empresa, em todo o território nacional.
A lâmpada fluorescente, utilizada principalmente em empresas ou instalações comerciais, possui mercúrio em sua composição. O metal pesado é altamente nocivo ao meio ambiente e à saúde humana, podendo ser fatal quando inalado por uma pessoa. Estima-se que no Brasil, são consumidas 200 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, sendo que apenas 6% desses itens recebem a destinação correta.
Fale Conosco
Por quê descartar lâmpadas com serviço especializado?
O descarte de lâmpadas fluorescentes com o serviço especializado da Ecoassist, impede a destinação incorreta e consequentemente, a contaminação do meio ambiente e seres humanos. O descarte de lâmpadas de led, incandescentes e halógenas também deve ser realizada de forma adequada. Quando dispensadas em lixo comum, podem quebrar e ferir os coletores da prefeitura com os cacos de vidro.
Com máximo cuidado e eficiência, nossa equipe realiza a coleta de resíduos e os direciona ao centro de triagem, onde todos os itens são descaracterizados e enviados à destinação final.
Na destinadora, a reciclagem de lâmpadas é realizada a partir da separação dos soquetes de alumínio e aço, vidros, pó fosfórico e resgate do mercúrio como matéria-prima. Todo o processo é feito por profissionais especializados, com todos os EPIs necessários para garantir a segurança contra a intoxicação.
Os componentes separados durante o processo de reciclagem, retornam ao ciclo produtivo, conforme prevê o Acordo Setorial de Logística Reversa de eletrônicos.
Descarte de lâmpadas fluorescentes
Com o objetivo de dar a destinação ambientalmente adequada às lâmpadas fluorescentes, em 2014 o Ministério do Meio Ambiente aderiu ao Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa. A ideia é garantir que as lâmpadas usadas não contaminem o solo, água e provoquem reações nocivas à saúde por conta do mercúrio presente em sua composição.
O acordo setorial foi desenvolvido a partir da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que propõe um contrato entre fabricantes, comerciantes, importadores ou distribuidores sobre a Responsabilidade Compartilhada da vida útil de descarte de materiais sólidos.
Pioneiros no mercado de Descarte Ecológico, atuamos com a coleta e a destinação correta de resíduos sólidos, incluindo retirada de lâmpadas de todos os modelos. Nossos serviços são agendados para dia e período conforme disponibilidade do solicitante, atendendo em todo o Brasil.
Além da coleta de lâmpadas fluorescentes de empresas e ambientes comerciais, atuamos com descarte para pessoas físicas. Entre em contato para orçamentos ou esclarecimento de dúvidas.
Quando descartar lâmpadas com a Ecoassist?
É comum pensar no descarte de lâmpadas somente em casos de necessidade de substituição por fim de sua vida útil, no entanto o serviço de coleta de lâmpadas pode ser solicitado em outras ocasiões.
Caso o seu estabelecimento comercial ou empresa esteja passando pelo processo de desmobilização ou reformas, nossa equipe poderá ser requerida para recolhimento dos resíduos, incluindo lâmpadas incandescentes e outras versões. A mudança de tipos de lâmpadas para melhorar a economia de energia é uma opção, por exemplo.
Atuamos com a coleta e descarte de:
- Eletrônicos;
- Móveis usados;
- Entulho ensacado e restos de obras;
- Uniformes e resíduos têxteis;
- Documentos, crachás e demais itens de papelaria.
Saiba qual tipo de lâmpada escolher:
Incandescente: A versão mais comum e barata é a que consome mais energia elétrica. Produzindo a iluminação amarelada, a lâmpada incandescente possui baixa eficiência e sua vida útil não passa de 1.000 horas.
Fluorescentes: Cerca de 80% mais econômica do que a incandescente, esta lâmpada alcança até 10.000 horas de consumo. No entanto, dentre as opções é a mais nociva à saúde.
Halógenas: 40% mais econômica do que a incandescente e possui vida útil de aproximadamente 2.000 horas. Por possuir facho de luz direcionado, a lâmpada halógena é utilizada principalmente para decoração com luz baixa.
Led: Ambientalmente adequada por não possuir mercúrio e químicos nocivos, a lâmpada de led chega a durar 15.000 horas, além de ser 90% mais econômica do que a versão incandescente.
HID: Também conhecida como lâmpada de descarga, essa opção fornece iluminação através da corrente elétrica, mistura de gases ou vapores. Essa versão é utilizada geralmente em ambientes públicos ou empresas.
O que acontece após o descarte de lâmpadas?
Ao final do processo de coleta, destinação e reciclagem de lâmpadas, disponibilizamos o Certificado de Descarte Ecológico ao solicitante. O documento comprova que o gerenciamento dos resíduos sólidos foi realizado conforme lei 12.305/10, especificando o volume e tipo de material descartado ecologicamente.
Também conhecido como Certificado de Destinação Final, o CDF atesta que você ou sua empresa ajudou a preservar o meio ambiente, protegeu nossos recursos naturais e impediu a intoxicação de seres vivos. O descarte correto de todos os tipos de lâmpadas é responsabilidade de todos.
Fale conosco!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais