Faça o Descarte de EPIs com a Ecoassist
Os Equipamentos de Proteção Individual fornecidos por empresas, devem seguir todas as recomendações de segurança e ser aprovados pelo INMETRO. Ao atingirem o fim de sua vida útil ou houver a necessidade de substituição, faça o descarte de EPIs de forma ambientalmente correta junto à Ecoassist.
Nossa empresa é especializada no gerenciamento de resíduos sólidos no geral, atuando com a descaracterização de peças que possam comprometer a identidade visual da marca. Por isso, com 12 anos de expertise no mercado sustentável, somos a melhor opção para organizações que busquem segurança e tratamento adequado aos seus resíduos.
Entenda como podemos ajudar após o formulário de contato.
Fale Conosco
O que é EPI?
EPIs ou Equipamento de Proteção Individual são dispositivos utilizados por profissionais para evitar e mitigar riscos à sua saúde no trabalho e segurança. Esses dispositivos são obrigatórios para algumas profissões com riscos ocupacionais, conforme estipula o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
O fornecimento desses equipamentos devem ser realizados pelos empregadores em conjunto com treinamentos e orientações sobre o uso. Para isso, o empregador deve se comprometer a utilizar os dispositivos para a finalidade correspondente, preservar e assegurar a conservação dos equipamentos e ainda comunicar imediatamente o empregador em casos de impossibilidade de uso.
Dentre as categorias comuns de EPIs, pode-se encontrar:
- Botas;
- Capacetes;
- Cintos de segurança;
- Luvas;
- Magotes;
- Máscaras;
- Óculos de proteção;
- Protetores auriculares;
- Protetor solar;
- Outros.
Quais os materiais utilizados na composição de EPIs?
Criados para garantir a proteção do seu usuário, o EPI deve conter em sua composição a matéria-prima indicada para conter o risco ocupacional iminente.
Um eletricista, por exemplo, necessita de luvas especiais para evitar o contato direto com eletricidade e consequentemente prevenir do choque. Para isso, o par de luvas melhor indicado contém uma camada de borracha costurada junto ao tecido, reforçando a proteção.
Para pessoas que trabalham em grandes alturas, as cintas e fitas de carga são extremamente necessárias, bem como ganchos e prendedores. O equipamento é obrigatório para que os danos sejam minimizados ou totalmente neutralizados em casos de acidentes.
O plástico está presente nos capacetes, armações de óculos e protetores auriculares. Nos casos de EPIs, o plástico utilizado deve ser do tipo mais resistente, sendo necessário um tratamento específico para reciclagem, bem como demais matérias-primas utilizadas.
Outro item obrigatório, principalmente para profissionais de obra ou que atuam a noite, são os uniformes com fitas refletoras e fluorescentes. Esse equipamento serve para ampliação da visão de terceiros, uma vez que um motorista consegue enxergar o trabalhador trajado com roupas que reflitam a luz.
O que fazer com EPIs fora de uso?
Utilizar Equipamentos de Proteção Individual impróprios ou inadequados, oferece risco iminente ao trabalhador, sendo também uma violação à saúde do trabalho estabelecida pelo MTE.
Ao perceber que os EPIs estão impróprios para uso, o empregador deve providenciar o descarte ecologicamente correto, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ao descartar EPIs de forma incorreta, sua empresa pode receber penas que variam desde a perda da licença e multas, até a reclusão do responsável pela organização. Além disso, terceiros podem utilizar os dispositivos e comprometer a imagem da empresa, seja por uso para crimes ou poluição do meio ambiente.
Para isso, empresas como nós, da Ecoassist, atuam com a coleta, transporte, descaracterização e reciclagem de EPIs vencidos.
Como a Ecoassist ajuda empresas a reciclar EPIs?
Atuando em território nacional, realizamos coletas em todas as cidades, para empresas ou pessoas físicas. O valor é calculado com base no volume e localização dos EPIs para coleta, podendo ser gratuito se a empresa possuir seguros cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist.
Com o Descarte Ecológico, realizamos a retirada de resíduos diretamente no endereço indicado pelo contratante. Todos os itens são transportados até o centro de triagem da Ecoassist, onde iniciamos o processo de desmontagem, separação e descaracterização total dos objetos.
Uniformes, documentos ou logotipos anexados aos materiais, são completamente destruídos, garantindo a preservação da identidade visual da marca. Assim, quando o material segue para a destinação final junto aos nossos parceiros homologados, o risco de exposição à sua empresa é inteiramente evitado.
Ao final da tratativa, concedemos um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material destinado. O documento pode ser utilizado para renovação de licenças e aumento no valor de ações, caso a sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.
Uma ação sustentável, atrai consumidores com hábitos conscientes. Saia na frente e firme uma parceria de descarte de EPIs e uniformes conosco, da Ecoassist!
Entre em contato!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais