Como o descarte de colchões da Ecoassist pode ajudar sua empresa?
Antes da pandemia, o mundo já enxergava a crise no meio ambiente com outros olhos. A necessidade de aplicar punições em corporações que não se adequavam à Política Nacional de Resíduos Sólidos passou a ser temida. Por isso, os varejistas também devem estar em conformidade, concedendo ao consumidor uma opção viável para descarte de colchões de forma adequada.
Pensando em soluções para o varejo, desenvolvemos o sistema de Descarte Ecológico como benefício, concedido ao cliente final no ato da compra do colchão novo. Assim como uma garantia estendida, o colchão velho poderá ser descartado via prestação de serviço por um custo incluído no valor da compra do novo. Entenda:
Fale Conosco
Como criar um PGRS para loja de colchões?
Pioneira no mercado de soluções sustentáveis, nós da Ecoassist, atuamos com o sistema de Descarte Ecológico para pessoas físicas ou empresas de todos os portes. Ajudamos corporações a entrarem em conformidade com a Lei Nº 12.305/10, desenvolvendo um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos voltado para cada nicho específico.
De acordo com a lei, todo produtor, fabricante, comerciante, importador ou consumidor, torna-se responsável pela destinação de bens ao fim de sua vida útil. Descartar colchões velhos de forma inadequada, pode acarretar em multas, perdas de licenças ou até mesmo a reclusão do responsável pela empresa.
A PNRS foi instituída em 2010 a fim de promover a responsabilidade compartilhada, utilizando o sistema de Logística Reversa. Algumas empresas, no entanto, ainda não têm planos direcionados para coleta de colchões usados para reciclagem.
Neste cenário, criar um plano de para descarte de colchões usados de consumidores da sua empresa é a melhor opção, tanto perante a lei, quanto para inovar com clientes com hábitos sustentáveis.
Como funciona o Descarte Ecológico de colchões da Ecoassist?
Sabendo que colchões velhos têm tamanhos variados e requerem veículos específicos para transporte até um ponto de coleta, atuamos com retirada de colchões diretamente na residência do cliente. Dessa forma, o trabalho pesado é realizado por nossa equipe de profissionais devidamente uniformizados e equipados com EPIs contra lesões por peso.
Para solicitar a coleta de colchão em São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer outro estado do Brasil, basta o contratante entrar em contato diretamente com a central de atendimento da Ecoassist. Para facilitar, atuamos com agendamento de data e período, conforme a disponibilidade do beneficiário.
O passo a passo do processo de descarte de colchões de casal, solteiro, queen ou king, pode ser alinhado junto à sua empresa, conforme cada demanda. Assim, os valores da coleta de colchão poderão ser definidos de acordo com as vendas fechadas.
Quem paga para coleta de colchão velho?
Nós, da Ecoassist, atuamos com a coleta, transporte, triagem, gerenciamento e destinação para empresas recicladoras. O ciclo de reciclagem de colchão requer mão de obra, maquinários e veículos, custeados pela prestação de serviço e sem possibilidade de gratuidade.
No varejo, fica a critério da empresa escolher o melhor método de ofertar o serviço aos consumidores, podendo ser como benefício ou venda. A primeira opção, é custeada por sua loja, podendo ser utilizado como diferencial inovador e sustentável. Neste caso, o Descarte Ecológico servirá como estratégia de marketing, atraindo os olhares de consumidores ecologicamente corretos.
Já na segunda opção, o serviço poderá ser comercializado no ato da venda, como uma garantia estendida. Ao comprar um colchão novo, o cliente poderá incluir a compra para descartar um móvel com um acréscimo de valor. Além de dar uma solução ao colchão antigo, a loja terá um aumento no ticket médio de vendas, comissionado a partir da venda do serviço.
Depois da coleta, o colchão é reciclado?
Composto por molas, tecido e espuma, o colchão é inteiramente reciclável. Ao chegar no centro de triagem da Ecoassist, o item é desmontado e separado por tipo de material. As molas, por serem de metal, são direcionadas para empresas recicladoras, onde são derretidas e retornam ao ciclo inicial de produção na indústria.
O tecido e espuma, por outro lado, vão para o coprocessamento para servir como combustível e gerar energia principalmente para indústrias cimenteiras. Esse método de reaproveitamento de colchão é certificado e ambientalmente adequado.
Ao final do processo de reciclagem, o cliente receberá o Certificado de Destinação Final, atestando que a boa atitude ajudou a preservar o meio ambiente.
Por outro lado, a sua empresa também recebe um laudo atestando que a lei foi cumprida e confirmando as ações sustentáveis da loja. O documento poderá ser utilizado para renovação de licenças ou incluída no relatório de sustentabilidade. Assim, é possível obter um aumento no valor de ações na bolsa de valores.
Entre em contato para saber mais sobre os benefícios do descarte consciente para o seu negócio.
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais