Como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes
Sua empresa é uma seguradora e já sofreu com tentativas de fraudes e a alta frequência de sinistros? De acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), por meio do SQF (Sistema de Quantificação da Fraude), os resultados de 2018 acerca de sinistros ocorridos somaram, aproximadamente, R$ 32,9 bilhões. Deste total, R$ 5,1 bilhões derivam de sinistros suspeitos, correspondendo a 15,6% do valor total dos sinistros ocorridos. Assim, o número elevado de atividades fraudulentas traz às seguradoras a necessidade de encontrar soluções sobre como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes.
No presente artigo, aborda-se:
- O que são sinistros;
- Tipos de fraudes;
- Prejuízos às empresas seguradoras;
- Como reduzir a frequência de sinistros com o Descarte Ecológico; e
- Como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist.
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Mas afinal, o que são sinistros?
Primeiramente, um sinistro consiste em todo evento previsto na apólice do seguro contratado. Ou seja, todas as ocorrências que terão cobertura e serão sanadas pela seguradora, a exemplificar: furtos, roubos, colisões, etc. sejam eles involuntários, súbitos e/ou imprevistos.
Há dois tipos de sinistros, os Sinistros com Perda Parcial, em que o veículo poderá ser consertado com valor abaixo de 75% da avaliação do mesmo, e Perda Integral, quando o valor de conserto ultrapassa esse valor.
Tipos de Fraudes
Conforme citado, em muitos casos, ao receber uma solicitação de sinistro a seguradora pode estar sendo vítima de uma atitude fraudulenta. Sendo assim, a Ecoassist separou algumas táticas utilizadas pelos que atuam de má-fé querendo ser indenizados pela seguradora. É importante estar ciente de como atuam, pois, assim, torna-se possível prever maneiras de como reduzir a frequência de sinistros.
- Encenar e/ou inventar um acidente, roubo, incêndio ou outra forma de perda coberta pela apólice de seguros;
- Facilitar a ocorrência de um sinistro para receber indenização ou benefícios;
- Falsificar documentos e/ou provas;
- Contratar uma apólice de seguros prevendo um golpe de fraude.
Por fim, sabe-se que existem dois tipos de fraudes: a premeditada e a oportunista. Considera-se fraude premeditada a cometida por delinquentes e quadrilhas especializadas, e, como fraude oportunista, a cometida por cidadãos comuns ou prestadores de serviços (como assistentes técnicos).
Prejuízos às empresas seguradoras
Como resultado, não procurar soluções de como reduzir a frequência de sinistros pode acarretar sérias consequências para as seguradoras. Em resumo, as fraudes relacionadas a sinistros podem ocasionar:
- O aumento do ticket médio;
- O aumento da inacessibilidade de novas camadas sociais à proteção do seguro;
- A elevação de custos do seguro;
- A redução de margens e a difamação da imagem das seguradoras junto ao consumidor, à imprensa e aos órgãos reguladores.
Como reduzir a frequência de sinistros? Conheça os benefícios do Descarte Ecológico
Dessa forma, como reduzir a frequência de sinistros? Primeiramente, o serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist é importante no auxílio ao combate e à mitigação das fraudes. Com a finalidade de gerar a redução de casos de sinistros e a redução de sinistros médios, a seguradora, pode oferecer o serviço de Descarte Ecológico em sua apólice de seguro.
Isto é, ao oferecer o serviço de Descarte Ecológico de Salvados através do sinistro, a empresa atuará no combate à fraude. Além disso, certamente entregará uma experiência positiva para o segurado que foi indenizado e não sabe o que fazer com o item antigo.
Do mesmo modo, as coletas de salvados podem ser realizadas em todo o território nacional, previamente agendadas e com o script de benefício. Confira abaixo os principais benefícios de dessa operação.
- Coleta e destinação ecologicamente correta de todos os salvados gerados;
- Atuação direta nos casos de fast-track na cobertura de danos elétricos, retirando o item “sinistrado” e não permitindo que o segurado, a assistência técnica ou o corretor revendam o item;
- Redução da frequência de sinistro, atuando diretamente na fraude e desmantelando quadrilhas que atuam no mercado;
- Redução do Sinistro Médio, pois as assistências técnicas deixam de declarar perda total para aproveitamento de peças. Assim, serão obrigadas a reparar o item sinistrado, reduzindo SNT Médio;
- Impacto mínimo para implantação do projeto. O Sistema Ecoassist se adequa ao layout e processo das seguradoras. Implantação rápida, sem backlog de TI e sem atrapalhar o dia a dia da área de sinistro.
Saiba como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist
Por fim, conclui-se que com a Ecoassist é possível mitigar as fraudes, reduzir a frequência de sinistros e sinistros médios através de uma solução que, sobretudo, é ecologicamente correta.
Ao optar por tal processo, as empresas seguradoras não serão obrigadas a gastar consideráveis verbas em indenizações fraudulentas e, ainda, trarão um impacto positivo à sua imagem devido à atividade sustentável.
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Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como reduzir a frequência de sinistros, podemos conversar mais sobre essa iniciativa e desenvolver um projeto personalizado para sua empresa! Entre em contato conosco através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000.
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