Aproveitando os descontos de celular da Black Friday? Te ajudamos a descartar celular antigo
O final de ano está chegando e junto com ele, o dia mais disputado para compras com desconto: a Black Friday. Na maratona de busca por novos produtos, algumas pessoas se esquecem de pensar o que farão com os velhos, como celular antigo, por exemplo.
Aparelhos eletrônicos, calçados e vestuário, são as opções mais procuradas por consumidores. Isso ocorre principalmente por conta das atualizações de sistemas operacionais que tornam um celular antigo completamente obsoleto, estimulando o usuário a adquirir um celular novo sempre que possível.
Assim como smartphones baratos, o público busca computadores, notebooks, acessórios e outros equipamentos eletrônicos na Black Friday. Por isso, nós da Ecoassist, estamos mais do que prontos para atender a demanda de descarte de lixo eletrônico em São Paulo, Rio de Janeiro e todo o Brasil.
Fale Conosco
O que fazer com celular velho?
É comum que ao comprar um novo celular, deixemos o velho abandonado em uma gaveta ou caixa para caso apareça alguma oportunidade de uso. No entanto, a prática de acumular equipamentos eletrônicos pode causar proliferação de bactérias, como ácaro, e resultar em problemas respiratório dos membros da sua família.
O descarte inadequado via lixo comum ou doação de celular usado, também pode não ser a melhor opção. Por carregar informações pessoais como dados sigilosos, o uso por terceiros pode ocasionar em crimes, como fraudes bancárias, falsidade ideológica em redes sociais, entre outros. As mesmas situações se aplicam para notebooks ou computadores velhos.
Existe ainda casos de venda de celular usado para assistências técnicas. O comércio de peças de celular pode prejudicar outras pessoas, visto que algumas assistências utilizam componentes de segunda mão e cobram como peças novas. O cliente realiza o pagamento por um reparo eficiente, sem saber que itens usados no conserto têm vida útil reduzida por serem usados.
Dessa forma, o método mais seguro de fazer o descarte de celular usado é através do sistema de coleta seletiva da Ecoassist.
Como fazer o descarte consciente de celular antigo?
Apesar da nossa sede ser em São Paulo, atendemos em território nacional com coleta e destinação de eletrônicos de todos os tipos. Como sugestão aos nossos clientes, orientamos a separação de vários objetos para descarte, como móveis, eletrodomésticos, e outros itens obsoletos em sua casa ou empresa.
O valor da coleta de celular antigo é calculado com base no volume de itens e localização. Contudo, caso o contratante tenha um seguro cujo a apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, realizamos o descarte de celular sem custo.
Com horários flexíveis, o contratante poderá realizar o agendamento do serviço via canais de atendimento. Assim, no dia e período escolhido, nossa equipe estará no endereço para concluir a retirada de eletrônicos e iniciar o processo de reciclagem de resíduos sólidos.
O que acontece na reciclagem de celular antigo?
Após a coleta de lixo eletrônico da sua empresa ou residência, transportamos o material até o centro de triagem da Ecoassist. É neste local que iniciamos o processo de desmontagem, separação de peças e destruição do disco rígido para impedir o acesso de terceiros às informações contidas.
Composto por metais pesados, plástico, vidro e aço, a reciclagem de celular, por exemplo, ocorre de forma integral. Cada componente é direcionado para a empresa destinadora correspondente, onde passarão pelo tratamento adequado até atingir os aspectos necessários para reutilização.
O vidro e o plástico, por exemplo, são triturados até atingir o ponto ideal de granulação para reuso. Enquanto o vidro é fervido para ser reaproveitado em novos objetos, o plástico retorna ao ciclo inicial de produção nas indústrias.
Já os metais pesados como mercúrio, devem ser manuseados cuidadosamente por maquinários e profissionais especializados. Ao final do tratamento, o mercúrio puro pode ser reutilizado em novos produtos e a água onde o metal foi lavado, servirá de tintura para cerâmicas na indústria de construção civil. Legal, né?
E quanto ao descarte de eletrônicos corporativos?
Empresas regulamentadas e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscam alternativas sustentáveis para descartar eletrônicos de forma correta. Nesses casos, temos soluções personalizadas para cada situação, podendo variar entre coletas mensais, semanais ou conforme a necessidade do contratante.
O processo de destruição do disco rígido e demais peças que comprometam a imagem da empresa, também são realizados conosco. Dessa forma, garantimos a proteção da sua marca e ainda ajudamos a preservar o meio ambiente.
Dentre os objetos coletados por nossa equipe estão:
- Computadores;
- Notebooks;
- Laptops;
- Celulares;
- Telefones;
- Impressoras;
- Acessórios;
- Pilhas e baterias;
- Fiação.
Ao final do Descarte Ecológico, concedemos o Certificado de Destinação Final atestando que a sua empresa respeitou a lei 12.305/10.
Entre em contato para mais informações!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais