Descartar eletrodomésticos: aprenda a fazer corretamente
Pouca gente sabe, mas existe uma forma correta de descartar eletrodomésticos. Além da importância de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve-se considerar os riscos ambientais nesses casos.
Descartar eletrodomésticos também pode ser oneroso e exigir muito trabalho quando feito por conta própria.
Por isso, no artigo de hoje você vai aprender:
- A importância do descarte de eletrodomésticos;
- Como descartar eletrodomésticos?
- Descarte Ecológico Ecoassist.
Continue lendo após o formulário!
Faça seu orçamento
A importância de descartar eletrodomésticos corretamente
As conversas sobre reciclagem, coleta seletiva, descarte correto e importância da sustentabilidade no meio urbano, não são atuais. Na verdade, cada vez mais elas estão ganhando espaço no meio social para evitar os danos ao meio ambiente.
No Brasil, já existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), também conhecida pela Lei 12.305/10. A ideia da sua criação era justamente estimular a criação de um sistema mais rigoroso sobre a destinação final de resíduos.
Uma das diretrizes que a PNRS trata é sobre a responsabilidade do descarte dos materiais. Portanto, se você tem uma geladeira e ela deixou de funcionar, é sua responsabilidade realizar o descarte adequado dela.
Como eletrodomésticos são produzidos com materiais duráveis, eles podem ser muito poluente para o meio ambiente. Embora sejam descartados por tempo de uso ou por algum defeito específico, isso não significa que podem simplesmente ser jogados no lixo.
Portanto, descartar eletrodomésticos adequadamente é também um compromisso social e ambiental. É justamente isso que a própria PNRS estimula: que cada um saiba das suas responsabilidades e as cumpra.
Como descartar eletrodomésticos?
Você já entendeu que é importante descartar eletrodomésticos da forma correta, mas como seria isso? Primeiramente, deve-se salientar que o descarte desse tipo de lixo deve ser feito de forma organizada.
Sendo assim, se houver partes quebradas e pontiagudas, por exemplo, vale embrulhar esses cacos e sinalizar para quem ninguém se machuque. Além disso, se ainda possui a caixa do produto, é ideal que se desfaça desse lixo também.
Portanto, guarde as partes quebradas a serem descartadas na caixa e procure por um local de coleta. Esse é o primeiro passo, mas ainda é necessário dar destino ao restante do material, sempre de forma segura e sem prejudicar o meio ambiente.
Como os eletrodomésticos precisam de alguns cuidados específicos, algumas fazem coletas para residências e também empresariais em São Paulo. O lado positivo é que elas são autorizadas para o serviço e você pode conferir a lista delas no site da prefeitura de sua cidade.
Imagina que fazer isso sem ajuda profissional exige no mínimo que você tenha um veículo que possa carregar o seu eletrodoméstico. Depois, precisa saber onde realizar o descarte, já que esse tipo de resíduo não pode ser colocado em latas de lixo ou semelhantes.
Em muitos casos os condomínios já oferecem parcerias para que os moradores possam ter o descarte de eletrodomésticos facilitados. Assim, as empresas vão até o local e recolhem o resíduo, economizando tempo e dinheiro.
Entretanto, é claro que não é qualquer empresa que pode fazer isso. Ao acessar a lista das empresas autorizadas na sua cidade, verifique também o trabalho delas e procure recomendações positivas.
Doação de eletrodomésticos
E quando o seu eletrodoméstico ainda está funcionando, mas não valeria tanto dinheiro? Neste caso lembre-se sempre de que a doação é uma boa forma de dar outro destino ao material.
De fato, pode acontecer de você simplesmente querer atualizar os seus eletrodomésticos. Geralmente nesses casos os produtos ainda funcionam perfeitamente e jogá-los fora seria um completo desperdício.
Se o eletrodoméstico estiver em boas condições, ele com certeza vai servir muito bem para outra pessoa. Assim, resolvemos dois problemas: não descartamos lixo indevidamente no meio ambiente e ajudamos quem precisa!
Descarte Ecológico Ecoassist
É importante entender que descartar eletrodomésticos de forma consciente não é apenas obedecer à legislação. Essa também é uma forma de você se preocupar com o espaço onde vive e o futuro de toda a humanidade.
Provavelmente já deve ter passado por alguma situação de enchente quando chove, em especial se mora na capital São Paulo. Saiba que descartar eletrodomésticos de forma incorreta colabora para isso, pois entope bueiros e pode contaminar a água.
Além do fator ambiental, lembre-se de que a falta de opção não é desculpa para fazer o descartar eletrodomésticos em local inadequado. A adoção de uma política de redução de danos ao meio ambiente é responsabilidade de todos, já que toda e qualquer pessoa depende da natureza para sua sobrevivência.
Uma das possibilidades de descarte dos eletrodomésticos em São Paulo é através da Ecoassist, já que temos expertise nesse tipo de serviço. Além de realizar todo a coleta do material com hora marcada, estamos comprometidos com a destinação final consciente.
Nós da Ecoassist somos especializados na prestação de diversos tipos de serviços integrados que visam o desenvolvimento sustentável, o consumo consciente e responsável. Quer descartar os eletrodomésticos da sua empresa e demais materiais com a consciência tranquila e com total comodidade? Então entre em contato conosco agora mesmo através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000.
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais