Descarte ecológico de sofás e a sua importância para o meio ambiente
Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime ambiental. Com isso, é possível sofrer uma multa de mais de R$15.000,00. Portanto, é importante entender melhor sobre o descarte ecológico de sofás.
Além de haver atualmente empresas especializadas para descartar sofá velho, é interesse se questionar: por que isso é tão importante?
Pensando nisso, este artigo abordará:
- Dados estatísticos do descarte incorreto de sofás;
- Por que fazer o descarte ecológico de sofás?
- Resultado do descaso;
- Como fazer o descarte ecológico de sofás velhos.
Fale conosco
Dados estatísticos surpreendentes
Seja por falta de espaço, estar velho demais ou, simplesmente, não combinar mais com a decoração da casa, os sofás usados precisam ser substituídos. O que muitos desconhecem é que isso acontece com mais frequência do que imaginam.
Segundo dados levantados pela Prefeitura de São Paulo, em 2016, no mês de março do mesmo ano foram recolhidas 56 toneladas de estofados abandonados. Isso é o equivalente a uma média de 11 toneladas por semana.
Mas isso não acontece somente em São Paulo. Na verdade, é um problema que atinge todo o país, onde os dados de descarte de resíduos sólidos são realmente altos. Por isso é tão necessário rever a forma como cada pessoa se relaciona com o lixo que produz. E nesse contexto, nada melhor do que aprender sobre o descarte ecológico de sofás.
E qual o problema com o descarte? O que acontece é que na maioria das vezes descartar sofá velho também significa produzir mais poluição.
Ao invés de procurar a forma correta de fazer isso, a população abandona os sofás na rua ou em terrenos baldios. Com a chuva, por exemplo, isso pode obstruir bueiros e causar enchentes como aquelas que se vê mensalmente nos noticiários de todo país.
Por que fazer o descarte ecológico de sofás? O descarte incorreto é crime ambiental
Segundo a legislação brasileira, o descarte de sofás e demais resíduos de qualquer tamanho ou tipo em ruas, beiras de rios ou em terrenos baldios é crime ambiental. É por isso que o ato pode render uma alta multa .
O flagrante do abandono de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos ou entulho é passível de multa que variam de acordo com o peso do depósito. Alguns estados brasileiros também apresentam leis mais rígidas e o teto da multa também pode ser maior.
As obrigações quanto ao descarte ecológico de sofás velhos estão instituídas também através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela determina que desde o fabricante ao consumidor final têm responsabilidade quanto ao descarte de resíduos sólidos.
O principal objetivo da PNRS é exatamente estimular ao descarte consciente, o reaproveitamento de resíduos e uma consciência ecológica maior. Apesar de ser um caminho longo no Brasil, começar pelo seu lixo já é uma grande colaboração.
Resultado do descaso
Para os engenheiros ambientais, o descarte irregular de sofás está associado principalmente à desinformação e busca por comodidade por parte dos donos. Afinal, para muitos é mais fácil simplesmente abandonar o móvel antigo sem precisar se deslocar ou gastar com o descarte ecológico de sofás.
Entretanto, essa atitude demonstra o total descomprometimento com o meio ambiente, saúde, bem-estar e qualidade de vida. A primeira questão que se pode citar é quanto à poluição visual que o descarte irregular causa. Inclusive, isso diminui a qualidade de vida de todos que moram na zona ao redor.
Porém, indo mais fundo na questão, descartar sofá velho em qualquer lugar pode dificultar o trânsito de automóveis ou pessoas com mobilidade reduzida. Os sofás também são perigosos na luta contra o mosquito da dengue, pois aumentam o acúmulo de água após chuvas.
Deve-se lembrar ainda que os sofás podem conter poluentes. Isso porque são utilizados químicos adicionados à tinta que dá cor ao móvel e que pode causar poluição química. Em muitos casos, demoram centenas de anos até a sua decomposição total.
Como fazer o descarte ecológico de sofás velhos?
Após entender melhor sobre como está prejudicando o planeta com o descarte irregular, você deve se perguntar ainda: afinal, como fazer o descarte ecológico de sofás velhos? O primeiro passo é reconhecer a importância de fazer isso da forma correta, assim você garante um mundo melhor para todos.
Quanto ao seu móvel, analise sempre as suas opções antes de decidir o que fazer. Se você não tem como levar o sofá a um local de coleta indicado pela prefeitura da sua cidade, então já sabe que precisa de auxílio para isso.
O bônus de contratar uma empresa especializada em descartar sofá velho é que você não precisa se preocupar com nenhum detalhe. No caso da Ecoassist, a equipe vai até a sua residência conforme marcado previamente e retira o sofá com total comodidade.
A partir disso, a empresa se responsabiliza em separar qualquer tipo de material que possa ser reciclado e encaminhar o descarte final. Ao fim do processo você tem a garantia de que está contribuindo para a preservação do meio ambiente e desapegando de algo antigo que já não cabia mais na sua vida.
A Ecoassist atende em todo país e possui anos de expertise para atender residências, empresas e também condomínios. Quer saber mais sobre o Descarte Ecológico de Sofás? Então entre em contato conosco agora mesmo através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000.
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais