Como fazer a Desmobilização Empresarial Ecologicamente Correta
A desmobilização empresarial (ou de ativos) ocorre quando uma empresa e/ou escritório está passando pela fase de mudança ou reforma de seus bens. Assim, seja devido à necessidade de troca de móveis e maquinários, atualização de aparelhos eletroeletrônicos, ou, em casos mais extremos, de falência da empresa, é preciso saber como fazer a desmobilização empresarial ecologicamente correta.
Até mesmo porque, os ativos que estão sob responsabilidade da empresa são classificados como resíduos sólidos. E nesse contexto, vale destacar que há leis que preveem a destinação ecologicamente correta destes.
Por isso, caso você esteja passando por uma dessas fases em seu negócio e precisa realizar a desmobilização de ativos, no artigo de hoje o tema abordado explica um pouco mais sobre o assunto para que você não fique com dúvidas. Assim, confira a seguir!
O artigo de hoje aborda:
- O que é desmobilização empresarial;
- Como fazer a desmobilização Empresarial;
- Por que a desmobilização empresarial deve ser feita; e
- O processo de desmobilização de ativos.
Fale Conosco
O que é desmobilização empresarial
Primeiramente, como citado, a desmobilização empresarial se dá ao fazer a substituição, mudança ou reforma dos ativos sob responsabilidade da empresa durante um período de transição (tanto do escritório, quanto dos próprios ativos).
Só para ilustrar, imagine que seu empreendimento cresceu e que, agora, terá de recorrer a um espaço maior. Alguns itens serão levados junto, outros você perceberá que não estão tão novos e, portanto, aproveitará para substituí-los. Dessa forma, os mobiliários, os aparelhos eletroeletrônicos e demais ativos serão abandonados? De jeito nenhum! Mas como descartá-los corretamente, então?
Como fazer a desmobilização empresarial
Ecologicamente falando, há duas alternativas mais adequadas para esse caso. Veja abaixo!
Doação dos bens
Os ativos que não forem mais utilizados pela empresa, porém que ainda estiverem em boas condições para reuso, podem ser doados. Existem muitas lan houses e casas de abrigo necessitando de computadores, por exemplo.
Contudo, devemos lembrar que estes só devem ser doados quando em boas condições. Se acaso não estiverem, devem ser conduzidos à segunda alternativa (que você verá abaixo), devido aos elementos tóxicos em sua composição.
Descarte Ecológico
Sob o mesmo ponto de vista, com o Descarte Ecológico a segurança do manuseio e tratamento ecologicamente corretos dos resíduos é garantida. Isto é, as empresas especializadas neste setor realizarão a retirada dos ativos e cuidarão de todo o processo de Descarte Ecológico, analisando o que retornará a ser matéria-prima e o que pode ser reciclado ou retornado à empresa que o fabricou.
E isso, certamente não só o ajuda na compreensão de como fazer a desmobilização empresarial de forma ecológica, mas também protege a sustentabilidade.
Por que a desmobilização empresarial deve ser feita?
Conforme estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), conhecida também por Lei 12.305/10, toda a gestão dos resíduos fica sob responsabilidade das empresas fabricantes, comerciantes e dos consumidores finais. Ou seja, a destinação ecologicamente correta de resíduos fica prescrita na lei e, aos que não cumprirem com ela, ficam sujeitos a multas e penalidades.
Ademais, por causa da alta rotatividade de eletrônicos (presume-se que tenham vida útil de 5 anos), a criação de lixo eletrônico (ou E-lixo) é crescente. E não podemos nos esquecer de que os E-lixo são produtos compostos por elementos altamente tóxicos à saúde humana e ao meio ambiente.
Não apenas os eletroeletrônicos em si são perigosos, mas também outros resíduos que podem não vir à mente de primeira (porém, causam tantos danos quanto), como pilhas e baterias, por exemplo. Com efeito, tudo isso apenas salienta a obrigação das empresas em adotarem medidas sustentáveis de como fazer a desmobilização empresarial.
Saiba mais sobre o processo por trás do Descarte Ecológico de eletroeletrônicos aqui.
O processo de desmobilização de ativos
A saber, a Ecoassist, empresa especializada há 11 anos no ramo de Descarte Ecológico, o processo de desmobilização realizado por nós resume-se em:
- Desmontagem de mobiliários, módulos e estruturas;
- Retirada dos ativos;
- Destinação ecológica dos resíduos; e
- Certificação (por meio de um atestado) da destinação correta dos resíduos.
Dessa forma, parece muito mais fácil passar por toda essa fase, não? E sem dúvida esse é nosso intuito: facilitar para você a desmobilização de ativos, enquanto os resíduos recebem o manuseio correto.
Desmobilização empresarial Ecoassist
Em suma, durante desmobilização empresarial (ou desmobilização de ativos), é o momento em que se pode encontrar todos e quaisquer outros tipos de resíduos, dependendo do estabelecimento e do ramo de atuação do negócio.
Dessa forma, salienta-se ainda mais a necessidade de entrar em contato com uma empresa de Descarte Ecológico, para garantir que esse processo se torne mais fácil e, sobretudo, que todos os resíduos sejam manuseados de maneira ecologicamente correta, passando pelo tratamento específico que só pode ser certificado através da realização do Descarte Ecológico.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a desmobilização empresarial ecologicamente correta? Então entre em contato conosco pelo e-mail contato@ecoassist.com.br ou através do número de telefone 0800 326 1000.
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais