Descartar lixo eletrônico: como e onde descartar o seu
Computadores, impressoras, telefones celulares, tablets. Você sabe o que esses aparelhos têm em comum? Quando a vida útil deles se esgota ou quando não servem mais para o uso de seus consumidores, eles se tornam lixos eletrônicos (ou e-lixos). A problemática em torno deles se dá devido à quantidade de resíduos descartados nos lixos comuns. Afinal de contas, muitas pessoas ainda não sabem onde descartar lixo eletrônico corretamente, ou simplesmente, não dão a devida atenção ao assunto.
Dessa forma, a Ecoassist deseja conscientizá-lo acerca da coleta e descarte de lixo eletrônico, bem como de onde descartar seu e-lixo de forma consciente. Além disso, você ainda compreenderá os processos que devem ser feitos de maneira ecológica a fim de que a sustentabilidade não seja comprometida.
Dessa forma, no artigo de hoje você verá:
- Como e onde descartar lixo eletrônico;
- Descarte de lixos eletrônicos; e
- Como contribuir para o tratamento adequado dos e-lixos.
Continue a leitura e confira!
Fale Conosco
Como e onde descartar lixo eletrônico?
Atualmente, o desenvolvimento da coleta de lixos eletrônicos tem crescido após intitulada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (ou Lei 12.305/10). Nela, produtores, comerciantes e consumidores são responsabilizados pela destinação final adequada dos resíduos que passam por eles.
Ademais, com o sistema de logística reversa, diversas empresas fabricantes de produtos eletrônicos já providenciaram pontos de coleta para que os usuários possam descartar lixo eletrônico de forma adequada. Para saber onde encontrar Ecopontos instalados em São Paulo, consulte este link.
Da mesma forma, empresas especializadas em Descarte Ecológico também fornecem serviços para a destinação final correta de aparelhos eletrônicos. Nesse caso, inclusive, você ainda pode ver seus resíduos serem retirados e levados para o tratamento adequado sem sair de casa, apenas agendando uma retirada. Ao mesmo tempo, é importante abordar sobre a coleta de lixos eletrônicos (que tem se tornado um tema importantíssimo), por causa do desconhecimento acerca dos resíduos.
Apesar de na maioria das vezes serem utilizados como exemplo aparelhos de computação e telefonia, também se enquadram na classe de e-lixos:
- Micro-ondas;
- Secadores de cabelo;
- Chapinhas;
- Aparelhos de ar condicionado;
- Baterias, dentre muitos outros.
Estes possuem substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde humana, como o chumbo, que integra os elementos químicos “possivelmente carcinogênicos para humanos”, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.
Enfim, muitas vezes os aparelhos descartados ainda estão em ótimo funcionamento, no qual suas peças poderiam ser reaproveitadas e/ou doadas. No entanto, acabam sendo descartados incorretamente. E assim, ao invés dos lixos eletrônicos serem transformados em benefícios para a sociedade, acarretam danos e contaminações.
Descarte de lixos eletrônicos
Mas afinal, o que significa descartar lixo eletrônico corretamente? A princípio, o descarte ecológico de lixo eletrônico consiste na destinação final e no tratamento adequado de equipamentos derivados de materiais eletrônicos.
Conforme citado, seus resíduos possuem substâncias tóxicas e perigosas para a sustentabilidade. Quando em contato com o solo, os metais pesados encontrados nos eletrônicos podem poluí-lo e, ainda, contaminar lençóis freáticos. Uma vez que a água contaminada dos lençóis freáticos é utilizada direta ou indiretamente, sérios danos à saúde humana, aos animais e às plantas podem surgir.
O processo de descarte de lixos eletrônicos consiste, primeiramente, na retirada dos produtos. Sendo realizado este passo, tais resíduos são levados a uma estação de tratamento da respectiva empresa especializada no Descarte Ecológico. Após a retirada, é feita a triagem, que separará e classificará os resíduos eletroeletrônicos por tipo.
Subsequentemente, vem a descaracterização dos aparelhos e, por fim, a reciclagem. Os resíduos que estiverem em boas condições de reaproveitamento são reutilizados na fabricação de novos produtos e os materiais extraídos como ouro, ferro, cobre, prata e chumbo tornam-se matéria prima para as empresas, substituindo novas extrações da natureza!
Agora que está a par de onde e como descartar lixo eletrônico, já deve estar imaginando como poderá contribuir para o tratamento adequados dos e-lixos, não é mesmo?
Como contribuir para o tratamento adequado dos e-lixos
Primeiramente, a importância de passar tais conhecimentos sobre prática sustentáveis para que outras pessoas também possam ser conscientizadas é uma das formas de colaborar com a questão.
A educação ambiental, por exemplo, visa a construção de valores, conhecimentos, ações e competências que agregam na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida das gerações futuras. Portanto, ao investir em treinamentos que abordem assuntos como esse, você trará impactos positivos não somente para a sociedade, como também para sua equipe e empresa no geral.
Sob o mesmo ponto de vista, duas características consideradas na definição de empresas sustentáveis são: a instituição de negócios baseados em princípios de bem comum e o fortalecimento da sociedade.
Isto é, caso ainda não conheça, o Pacto Global das Nações Unidas criou o Guia de Sustentabilidade Empresarial (ou Guide to Corporate Sustainability, em inglês) que aborda e define atitudes características da sustentabilidade empresarial.
Entenda o que é Sustentabilidade Empresarial clicando aqui.
Tanto do ponto de vista individual, quanto do coletivo, usar o que está a seu alcance para tomar medidas que agregarão valores ao avanço da sociedade e da preservação do meio ambiente é uma maneira de estar enquadrado na lei e destacar a imagem positiva de sua empresa.
Descartar lixo eletrônico em Ecopontos
Ao passar por uma desmobilização empresarial, por exemplo, observe se seus aparelhos eletroeletrônicos (tanto de trabalho, quanto de uso pessoal) estão na hora de ser descartados. Contudo, caso conheça alguém que esteja na mesma situação, indique o modo correto de agir, recomendando que ela se dirija a um Ecoponto para que os e-lixos tenham seu tratamento adequado.
Descartar lixo eletrônico com a Ecoassist
Porém, você também pode entrar em contato com uma agência especializada no Descarte Ecológico de lixos eletrônicos. A grande vantagem dessa modalidade é poder dar o destino adequado ao seu e-lixo sem sequer sair de casa. Basta um agendamento prévio que no dia e horário combinados a nossa equipe irá até o local informado fazer a coleta do seu material eletrônico.
Portanto, entre em contato conosco através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000 e contribua para o Descarte Ecológico de lixos eletrônicos. Nossa empresa é especializada no assunto há mais de 11 anos e fornece atendimento em todo o território brasileiro!
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais