Você conhece o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial
Você já sabe o que é Índice de Sustentabilidade Empresarial? Sabe qual a relação entre a BM&FBovespa e o ISE? Conhece a B3? No post de hoje, exploraremos todos esses tópicos! O assunto vale a leitura para as empresas que buscam promover e estão antenadas às questões de sustentabilidade, e, por fim, você sairá com a resposta de todas as perguntas acima. Vamos lá?
Confira os tópicos abordados:
- O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE;
- Qual a importância do ISE B3;
- O que é a B3; e
- Participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial.
Fale Conosco
O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE
O Índice de Sustentabilidade Empresarial, ou ISE B3, é uma ferramenta de análise comparativa criada em 2005 pela Bolsa, que compara, das 150 empresas com ações mais negociadas na Bovespa, as 32 cujas ações são as mais líquidas. O método de comparação se dá através de um questionário que mensura as performances realizadas pelas empresas, as quais dividem-se em seis pilares: social, ambiental, econômico, de governança corporativa, de natureza do produto e de mudanças climáticas.
Através do questionário, analisam-se seus desempenhos ao longo do ano e quais organizações atingiram mais pontos, tendo em conta os critérios estabelecidos. Há formulários diferenciados para cada setor, assim, as avaliações tornam-se mais justas durante as participações.
Do mesmo modo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE serve de incentivo a outras empresas para que, igualmente, ajam em conformidade com as questões ambientais, sociais e de governança. Esse ato contribui para a atratividade do mercado e para a responsabilidade social que as grandes empresas exercem sobre a sustentabilidade.
Saiba mais sobre o que é Sustentabilidade Empresarial neste link.
Qual a importância do ISE B3
De acordo com o site do ISE B3, o indicador “busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações”. Dessa forma, considerando o mundo atual em que vivemos e o crescimento dos debates sobre sustentabilidade e sustentabilidade empresarial, torna-se de suma importância que haja meios de incentivar, analisar e metrificar os impactos que as empresas exercem sobre a sociedade com suas performances.
Os fundamentos do ISE B3 consistem em 4: transparência, diálogo com as partes interessadas e a sociedade, aperfeiçoamento contínuo do escopo e do processo e autonomia financeira, metodológica e decisória.
No caso das empresas, fazer parte de um grupo reconhecido por suas práticas sustentáveis pode beneficiar a imagem de seu negócio, trazendo mais visibilidade e credibilidade à organização, enquanto as diferenciam das demais que não assumem tal compromisso. Não é à toa que as selecionadas na lista das 15 empresas com maior valor de ações mais líquidas e pontos mais altos nos critérios do ISE B3 são grandes empresas, como B2W, Braskem, Fleury, Santander, dentre outros.
Caso deseje acessar a Nova Carteira – 2020 e dos anos anteriores, segue o link: http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/b3-divulga-a-15-carteira-do.htm.
O que é a B3
Para deixar mais clara a relação da B3 (ou BM&FBovespa) com o assunto do qual estamos falando, ela é a responsável pela bolsa de valores no Brasil e a responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do Índice de Sustentabilidade Empresarial.
A princípio, o financiamento do ISE B3 foi feito pela International Finance Corporation (IFC) e seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVCes e pela B3.
Assim, a B3 é a responsável por todo o processo de participação, análise comparativa e apresentação dos resultados.
Participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial
Primeiramente, há três categorias na qual as empresas podem participar: Elegível, Treineira e Simulado. As duas primeiras recebem inscrições de todas as empresas listadas na B3. Enquanto que as empresas convidadas a participar como elegíveis são somente as que detêm mais de 200 ações líquidas na B3.
As inscrições devem ser feitas eletronicamente, após isso, os inscritos recebem acesso ao sistema on-line, além de instruções sobre como proceder ao responder o questionário que servirá de método de avaliação.
Os valores de participação são os seguintes:
Fonte: Página ISE B3, 2019.
Ecoassist
Sua empresa sabia desses dados? Vê-se que a preocupação com o meio ambiente e com a população, felizmente, também são debatidas e incentivadas nas questões econômicas. Passe você também uma imagem positiva com seu negócio através de hábitos e ações ecologicamente corretos, promovendo, por exemplo, o Descarte Ecológico.
Conheça as iniciativas que podem contribuir para o consumo e o descarte sustentável clicando aqui.
Entre em contato conosco através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou ligue para 0800 326 1000 para agendar uma retirada de resíduos. Nosso atendimento é de segunda à sexta das 09h às 21h e de sábado das 09h às 15h.
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais