Entenda o que é PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Diversos requisitos legais tratam do meio ambiente e da sustentabilidade, e um deles é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Você sabe o que o termo significa? Sua empresa é uma grande geradora de resíduos sólidos? Confira abaixo nosso post explicativo sobre o PGRS e mantenha-se bem informado.
No presente artigo você encontrará:
- O que significa PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
- Para que serve o PGRS;
- De quem é exigido o PGRS; e
- Como executá-lo.
Vamos lá?
Fale Conosco
O que significa PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, como o nome sugere, é um documento exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente que apontará alternativas de como solucionar problemas recorrentes da gestão de resíduos por determinada empresa.
Nesse Plano deverão constar a quantidade de resíduos sólidos produzidos, a classe e o tipo dos materiais, como são armazenados, recolhidos e qual sua destinação final. De forma resumida, o relatório detalha todas as etapas dos resíduos: desde sua produção até o descarte.
Para que serve o PGRS
Como mencionado na introdução, o PGRS é um requisito legal em defesa do meio ambiente. Com o grande aumento da tecnologia e, consequentemente, do número cada vez maior de lixos eletrônicos produzidos, inúmeros resíduos sólidos também são gerados. De extrema importância é seu descarte ser feito por empresas especializadas, pois possuem substâncias tóxicas à saúde e ao meio ambiente, podendo representar um grande perigo à sustentabilidade.
Visando isso, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos auxilia no controle da gestão de resíduos, calculando a quantidade produzida pelas empresas e buscando alternativas para reduzi-la, bem como seu impacto no meio ambiente, além de favorecer a reciclagem e a reutilização e estar de acordo com a legislação do município.
De quem é exigido o PGRS
Exige-se o relatório preenchido do PGRS de grandes empresas produtoras de resíduos sólidos. Como saber se sua empresa se enquadra nos requisitos? Caso você produza mais de 120 L de resíduos por dia, calculados através do peso e do volume, então você deverá, sim, executar o Plano.
Como executá-lo
Para executar o Plano Gerenciamento de Resíduos Sólidos, primeiro deve-se conhecer a Lei 12.305/10, ou Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois seu exercício deve ser conduzido de acordo com determinada lei. A PNRS objetiva um sistema mais rigoroso sobre a destinação final de resíduos para que não sejam descartados incorretamente, responsabilizando as empresas pela produção e pelo descarte dos mesmos. Com base no exposto, vamos às etapas de execução do PGRS:
- Coleta de Dados: o profissional de Engenharia Ambiental faz uma visita à empresa, conversa com os funcionários, com o empreendedor e coleta todos os dados relevantes de triagem, acondicionamento, transporte e destinação dos resíduos.
- Pesagem dos Resíduos: uma outra visita é feita para quantificar e separar cada tipo de resíduo em suas respectivas classes, de acordo com a ABNT NBR 10.007/2004, norma de amostragem de resíduos sólidos. É imprescindível que tal norma seja seguida, pois ela garantirá que o processo de pesagem foi conduzido da maneira correta.
- Capacitação dos Funcionários: um treinamento é realizado a fim de conscientizar e ensinar como deve ser feito o Descarte Ecológico dos resíduos, além de sensibilizá-los a respeito de questões que vão além do lixo, como os impactos que o mesmo produz sobre a população.
Veja detalhes sobre a importância da Educação Ambiental e do Descarte Ecológico nas empresas clicando aqui!
- Análise e Soluções: o profissional responsável pela execução do processo de PGRS analisará todas as informações e projetará as alternativas a serem tomadas para a gestão dos resíduos, bem como fará a emissão do PGRS preenchido com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. É direito do cliente também receber uma via emitida, o que garantirá a responsabilização do profissional por quaisquer medidas tomadas durante o processo.
Ecoassist
Após aprender sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é notável a necessidade de entrar em contato com cooperativas especializadas no recolhimento de resíduos sólidos para firmar uma parceria de forma que seus resíduos sejam descartados corretamente, de acordo com a lei.
Entre em contato com a Ecoassist e veja o Descarte Ecológico chegar até você. Pode nos contatar através do e-mail contato@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000. Estaremos esperando por você!
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais