Aprenda como descartar colchão usado corretamente
Assim como o lixo eletrônico (E-lixo), o descarte de colchões não é uma tarefa tão fácil. Utilizado por anos pelos consumidores, quando o produto chega ao momento de ser trocado por um novo, algumas precauções devem ser consideradas antes de deixá-lo em qualquer lugar. Dessa forma, pensando na sustentabilidade do planeta e no Descarte Ecológico, preparamos o post que você precisava para entender como descartar colchão usado corretamente.
Neste post, você encontrará:
- Do que são feitos os colchões;
- Como saber se já está na hora de trocar o seu;
- Por que é importante descartar colchão usado corretamente; e
- Maneiras ecológicas para descartar colchão usado.
Continue a leitura e confira após o formulário!
Fale Conosco
Mas afinal, do que são feitos os colchões?
A princípio, o principal material de composição de um colchão é a espuma de poliuretano. O poliuretano é um polímero que permite a fabricação de diversos tipos de produtos, sejam eles rígidos, elastoméricos (que possui propriedades elásticas), de espuma e/ou esponjosos.
Entretanto, além da espuma, colchões apresentam outros componentes, como arames de molas (nos casos dos colchões de mola) e tecidos em TNT para o revestimento das capas.
Em média, colchões podem durar de 5 a 10 anos, a depender do material com que são fabricados e do cuidado que ele recebe por parte do consumidor. Os colchões de espuma possuem vida útil de aproximadamente 3 a 4 anos, enquanto os de mola de 4 a 5 anos.
Usar um colchão que já passou de sua validade prejudica a saúde de diversas formas, podendo provocar dores na coluna, insônias e até aumentar os níveis estresse, pois não fornecerá mais o relaxamento que o corpo necessita.
No entanto, antes de descartar colchão usado, deve-se ter certeza de quando é o momento apropriado de substituí-lo. Dessa forma, você evita utilizá-lo fora de seu tempo de vida útil, mas também não se desfaz dele antes do tempo.
Como saber se já está na hora de trocar o seu colchão usado
Assim, para saber se já está na hora de descartar um colchão usado, atente-se a algumas questões. Veja abaixo os passos de como analisar se o produto ainda pode ser mantido ou se já está pronto para ser substituído.
Aspecto geral do colchão
Em primeiro lugar, procure cautelosamente por manchas e deformidades no colchão. Verifique o seu tampo e analise como seu aspecto físico se encontra.
Coloque-o em pé
Logo depois, retire o colchão da cama e coloque-o em pé. A partir disso, observe: se ele permanecer em pé por até 3 segundos, significa que sua estrutura ainda está íntegra. Contudo, isso não significa necessariamente que o produto esteja em boa qualidade no geral, mas que sua estrutura permanece sem deformações, pelo menos.
Analise as manchas
Agora, caso tenha encontrado manchas, analise-as. As amareladas podem significar que foi despejada gordura corporal ao longo dos anos, as outras, podem ser ocasionadas por urina, comida, bebida etc.
Ruídos no molejo
Já para essa etapa, deite-se e gire no colchão. Se não escutar nada, significa que a integridade do molejo ainda está boa. Contudo, se escutar ruídos, talvez já seja o momento de descartar o colchão usado.
Dores no corpo
Por fim, atente-se após as noites de sono no colchão. Caso esteja acordando várias vezes com dores no corpo, isso indica um mal sinal. Até mesmo porque, um colchão em boas condições não oferece dores corporais. Pelo contrário! Ele fornece relaxamento ao corpo.
Por que é importante descartar colchão usado corretamente?
Os colchões, por serem feitos de espuma e tecido, caso entrem em contato com superfícies molhadas ou mofadas, se tornam um alvo fácil para a proliferação de bactérias. Então, se descartados em qualquer lugar, podem transmitir essas bactérias para a população. Além disso, devido ao seu tamanho grande, podem entupir ralos.
Também deve-se estar atento à lei que proíbe o descarte desse tipo de produto em vias públicas, estando o infrator sujeito à multa de até R$15.000,00. Por isso, muito cuidado ao descartar colchão usado.
Maneiras ecológicas para descartar colchão usado
Após todas essas informações, você não vai deixar seu colchão usado em qualquer lugar, certo? A seguir são apresentadas algumas opções fáceis de aderir e que causarão um impacto positivo no meio ambiente.
Descartar colchão usado em Ecopontos
Para descartar colchão usado em São Paulo, por exemplo, há cerca de 102 Ecopontos disponíveis para uso da população. Você pode conferir todos eles através do site da Prefeitura de São Paulo. Lá, caso o colchão esteja em boas condições, será doado para instituições carentes e, caso não possa ser reutilizado, se tornará enchimento de almofadas.
No entanto, há um limite para o descarte diário nesses pontos, sendo ele 1m3 de material por pessoa, além de que, dependendo de sua disponibilidade, levar seu colchão até um Ecoponto seja um tanto trabalhoso. Nesses casos, recomenda-se contratar uma empresa especializada no Descarte Ecológico de colchões e outros produtos.
Descartar colchão usado com a Ecoassist
A Ecoassist, empresa especializada no Descarte Ecológico de lixos eletrônicos, móveis e demais resíduos, trabalha com o descarte de colchões velhos e usados também. Entre em contato e peça um orçamento através do número de telefone 0800 326 1000 ou pelo e-mail contato@ecoassist.com.br.
Solicite um orçamento e descarte seu colchão sem sair de casa, colaborando com a sustentabilidade do planeta de maneira prática e econômica!
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais