Marketing Verde: o que é e como ele pode ajudar na estratégia da sua empresa
Considerando as mudanças que se têm observado quanto aos valores ambientais num curto espaço de tempo, onde os consumidores se mostram cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e valores ecologicamente corretos, os mesmos resolveram reagir utilizando seu poder de compra adquirindo produtos considerados ambientalmente saudáveis e rejeitando os demais.
Tal reação tem conduzido os administradores de negócios à observação de novas tendências e à criação de estratégias para atender a tais demandas.
Esse artigo trará a descrição do que é o marketing verde, quais os benefícios de inserir nas estratégias de sua empresa e muito mais.
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O que é Marketing Verde
O Marketing Verde, conhecido também como marketing ambiental ou marketing ecológico, é uma modalidade derivada do marketing básico o qual visa atender às necessidades daqueles clientes que possuem um comportamento diferenciado por se preocuparem com medidas sustentáveis e com danos à natureza. Consiste na aplicação da promoção, produção e também na recuperação de produtos que são ecológicos e sensíveis ao meio ambiente.
Uma empresa considerada ‘verde’ é aquela que aplica em toda a sua conjuntura investimentos e ações ambientais, desde a fabricação e a produção de bens até as suas relações com clientes, fornecedores e funcionários. É necessário traçar uma estratégia de marketing ambiental que esteja de acordo com o que se chama os três R’s da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir, em todos os órgãos da empresa tanto no campo interno,
promovendo a conscientização dos trabalhadores e estabelecendo a sustentabilidade como um dos valores da empresa, criamos um artigo sobre Como investir em Sustentabilidade na sua Empresa, quanto no externo, influenciando fornecedores e clientes e a sociedade em geral para obtenção de práticas ecologicamente viáveis.
Benefícios do marketing verde
Uma vez que a sociedade adere a uma nova forma de pensar e agir e adquire um novo comportamento, percebe-se a necessidade de se adaptar para continuar atuando no mercado. Com esta nova ideia de sustentabilidade, não poderia ser diferente. Percebendo este novo comportamento, as empresas começaram a mudar a sua política adotando práticas sustentáveis que pudessem trazer benefícios ou causassem menos prejuízos ao meio ambiente.
Desse modo, os consumidores começaram a optar por produtos ou serviços daquelas empresas que agiam de forma ecologicamente correta, pois uma nova consciência havia surgido e influenciado parte da população. Além disso, o âmbito político-legal também está em mudança, com novas legislações sendo criadas em prol do meio natural, como a PNRS, por exemplo, o que também representa uma influência no procedimento das corporações.
9 benefícios do Marketing Verde para sua empresa:
- Incorporar o marketing verde à sua estratégia é demonstrar que se preocupa com o mundo e com os padrões de consumo, o que funciona como uma forma de se posicionar no mercado;
- Em consequência, o ecomarketing ajuda a criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
- Quando seu negócio demonstra consciência ecológica, atrai consumidores com o mesmo mindset, alinhados com os seus valores;
- Outros que não têm o mesmo grau de interesse pela causa devem seguir como seus clientes, ou seja, não vão abandoná-lo por isso;
- Atualmente, os consumidores estão tão engajados com as práticas sustentáveis que preferem até pagar mais caro por isso, o que permite aumentar sua margem de lucro;
- Sua empresa ganha em credibilidade, transmitindo uma postura séria e comprometida com o futuro;
- Os investidores passam a olhar para o seu negócio com outros olhos, enxergando nele um maior potencial;
- A longo prazo, é um tipo de investimento que tende a gerar economia ao seu negócio;
- Sem dúvidas, aumenta a simpatia do público em geral com a sua marca.
E as vantagens não param por aí.
Trazemos a seguir mais excelentes razões para você adotar o marketing verde na sua estratégia.
Como inserir o marketing verde na estratégia da sua empresa
Se você tem uma pequena ou média empresa temos uma boa notícia: saiba que será muito mais fácil incorporar o marketing verde.
Isso porque é mais fácil ter controle das atividades e da postura dos funcionários, e inserir novas práticas e hábitos. Mas obviamente, empresas grandes também conseguem (e tem feito isso de forma ostensiva) adotar o marketing verde.
Dicas para implementar o marketing verde em sua empresa
- Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais – isso além de ambiental e socialmente correto, irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;
- Economize água na produção;
- Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;
- Separe e destine o lixo de forma adequada;
- Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;
- Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
Seja criativo e a partir de agora reconsidere todo o seu processo de produção, e esteja disposto a mudar. Da mesma forma em que o comportamento das pessoas mudou e influenciou a maneira de agir das empresas, o inverso está ocorrendo agora. Diversas companhias percebem a importância de cuidar do meio ambiente e objetivam conscientizar os consumidores a mudarem suas atitudes. Por isso, elas investem no marketing para atingir o mercado.
É nesse cenário que entra o marketing verde, que consiste em uma forma de atuar no mercado de maneira ecologicamente consciente. Através dele, pode-se conseguir o comprometimento das pessoas com a sustentabilidade.
Conclusão
Atuar com responsabilidade social no mercado e cumprir as obrigações estabelecidas pelas leis ambientais tornaram-se cruciais para o desenvolvimento e a sobrevivência das instituições no mercado global, visto que a globalização vem exigindo produtos ambientalmente corretos.
É evidente que o marketing verde promove inúmeros benefícios, pois além de ser uma grande vantagem competitiva para as empresas, favorece também a sociedade na sua cultura, educação e prolonga a vida útil dos recursos naturais para as futuras gerações. Portanto, as empresas que desejam instituir o marketing verde em suas ações, não podem considerar somente a venda do produto, mas também a base que origina a sustentabilidade, que é a responsabilidade social, ambiental e econômica, e fazer com que uma coisa dependa da outra frente ao mercado global.
Portanto, adapte-se às exigências de consumo atuais e não deixe de investir no marketing ambiental.
Gostou do artigo? Então agora que você já sabe como a estratégia de marketing verde é eficiente, que tal reciclar não somente materiais, mas repensar sua estratégia de marketing?
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