Desmobilização Empresarial: o que é e como fazer da maneira certa
Desmobilização empresarial, esse termo pode não ser muito utilizado em nosso dia a dia, mas a prática faz parte da realidade de várias empresas que precisem desmontar seus móveis e escritórios e fazer o descarte de materiais que não serão reaproveitados. Preparamos este artigo especial para que você fique por dentro do tema e saiba como o apoio de profissionais pode fazer a diferença no processo. Confira!
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O que é desmobilização empresarial?
Como a palavra sugere, desmobilizar é retirar os móveis e quaisquer outros equipamentos que façam parte da estrutura de uma empresa.
Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, a mudança de escritório ou a readequação do local por meio da troca de estruturas e maquinário.
A desmobilização empresarial pode, também, ocorrer caso a empresa vá à falência.
Por que realizar a desmobilização de ativos na sua empresa
Toda vez que uma empresa adquire um produto ou material, ela o relaciona ao CNPJ da empresa e, assim, torna-se responsável pelo ciclo de vida daquele item.
Essencialmente no caso dos equipamentos eletrônicos, a rotatividade é alta. O tempo de vida útil é considerado de apenas 5 anos; depois disso, a empresa deve escolher entre continuar a utilizar um bem já sem valor nominal para a organização, ou então, o descarte.
O mesmo ocorre em casos de mudanças ou reformas, onde há a necessidade de atualização e modernização das ferramentas. Dessa forma, é uma obrigação da empresa a devida desmobilização dos ativos, conforme as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Nº 12.305.
É fundamental atender às medidas propostas pela PNRS e garantir as certificações necessárias, pois o descumprimento dessa obrigatoriedade pode implicar em multas e penalidades para a empresa.
Há quem opte pelo aluguel de uma sala ou anexo ou até mesmo de espaços próprios para serem usados como depósito. Mas isso aumenta os gastos, portanto, nem sempre é a melhor saída.
E é aí que a desmobilização empresarial aparece como a solução ideal para o problema.
Conclusão
Sempre que precisar realizar o descarte de produtos e materiais da sua empresa, é fundamental que garanta a adequação e eficiência do processo, com base nos requisitos legislativos. Para isso, é necessário encontrar uma empresa experiente e referência nessa solução, capaz te entregar todos os laudos, certificações e notas fiscais comprovantes da devida desmobilização dos ativos.
A Ecoassist se responsabiliza desde o recolhimento dos materiais e equipamentos, como produtos eletrônicos em geral, pilhas, baterias, eletrodomésticos, mobiliário corporativo, entre outros. E ao final do processo, você e sua empresa recebem um certificado que atesta que todo o material descartado teve o destino correto.
Saiba mais sobre como podemos te ajudar com a desmobilização empresarial!
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