Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa: Entenda o que é e como preparar sua empresa
Quando se fala de leis, especialmente no âmbito empresarial, já se tem uma ideia de trabalho a ser feito. E não é diferente quando falamos de descarte, mas levando em consideração o mercado atual, se adequar a lei virou o básico.
A questão é que a legislação chegou e traz mudanças interessante em relação ao descarte. Mas o que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)? Também conhecida pela Lei 12.305/10, busca criar um sistema mais rigoroso sobre a destinação final de resíduos. Dessa forma, tanto o setor industrial quanto o próprio consumidor final possuem responsabilização em diferentes níveis sobre o gerenciamento.
Todos sabem a necessidade do descarte correto e da logística em torno do lixo como um todo. A grande questão nessa lei é que nem tudo é lixo propriamente dito, mas sim o que resta da produção. Essa lei levanta o grande questionamento de “Para onde vai tudo que é produzido e as matérias do próprio processo?”.
Há um grande espaço para sustentabilidade e questionamentos em relação ao estilo de vida pregado atualmente. Nos moldes vividos, não há uma real visão de futuro ou progresso, o método é antiquado e destoa do desenvolvimento tecnológico. A criação da PNRS nada mais é que uma tentativa do governo de criar uma mentalidade diferente. Obrigar as empresas privadas e públicas a modificarem o ciclo dos produtos e dar a destinação adequada no fim da vida útil.
Entre em contato
Principais pontos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
O principal decreto dessa lei, com certeza, foi o nº 9177, instituindo a implantação de sistemas de Logística Reversa nas empresas. Logística Reversa é simplesmente um processo onde tudo que é produzido, de alguma forma, deve receber a destinação final. De início, parece mais um gasto e algo infundado, mas quando se pensa racionalmente faz total sentido. A reciclagem é uma boa forma de garantir o descarte correto, mas e se o material já tivesse um destino?
Outra grande mudança vem do próprio eixo público, garantindo uma prioridade em torno de materiais recicláveis. E em garantias como a saúde ambiental e pública.
Mesmo que já assegurada em outros decretos, neste é direcionada ao perigo dos dejetos. Reconhecer o risco e entender a necessidade da mudança é o principal avanço. Vale pontuar como a lei é direcionada a continuidade, visto que decreta o desenvolvimento de estudos na área.
Principais Vantagens
Essa lei trata sobre sustentabilidade e proteção ao próprio ambiente. É preciso entender que as questões ambientais não só estão em alta, como os estudos mostram sinais críticos. O cenário é alarmante e até mesmo os mais desacreditados podem se interessar.
O mercado consumidor mudou, assim como ambiente. Com tanta concorrência é difícil se diferenciar, mas o tema sustentabilidade criou uma grande vantagem para os mais preparados. A destinação adequada através da reciclagem virou item básico.
A Certificação do Descarte Ecológico, muitas vezes ligado à reciclagem, por exemplo, é um item extremamente importante, pois comprova a destinação final, de forma ambientalmente adequada, do resíduo. Não só chama atenção do público, como aumenta o valor da empresa, por demonstrar estar alinhada à legislação.
Para saber mais sobre a PNRS e como implantar o sistema de Logística Reversa na sua empresa para se adequar à legislação, entre em contato agora mesmo.
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais