Como reduzir o gasto de energia dos principais eletrodomésticos
Veja como é possível reduzir o gasto de energia elétrica na sua casa de maneira significativa através de procedimentos básicos durante a utilização dos eletrodomésticos.
Sabemos que os eletrodomésticos são a segunda maior fonte de gasto de energia residencial, ficando atrás apenas do chuveiro. Contudo, também contamos com o fator – desperdício –, grande corroborador não apenas com o custo financeiro no final do mês ao pagar a conta de energia elétrica, mas também com insustentabilidade ambiental.
Você sabia que nós, brasileiros, desperdiçamos em média 15% de toda energia produzida no país?! Não, não é pouco! E está longe desta ser uma estatística satisfatória. Por isso, precisamos buscar caminhos que proporcionem o consumo consciente dos recursos, de modo que também possamos manter nosso conforto.
Para isto, veja como reduzir gastos de energia através do uso adequado dos principais eletrodomésticos.
Entre em contato!
Geladeiras, frigobares e freezers
Esteja sempre atento se:
- o refrigerador que você deseja comprar vem o selo PROCEL. Este é um indicativo da eficiência energética do produto. A letra “A” (faixa verde) confere maior eficiência energética; a letra “G” (faixa vermelha) confere menor eficiência energética. Isto é, os aparelhos classificados com a letra “A” são certificadamente mais econômicos em relação àqueles classificados com a letra “G”;
- a borracha de vedação do refrigerador está em bom estado de uso. As borrachas deterioradas promovem a troca de calor entre o produto e o ambiente externo, mantendo-o em funcionamento por mais tempo, consequentemente gerando maior gasto de energia. Portanto, as borrachas de vedação devem ser substituídas assim que forem observados os primeiros traços de desgaste.
Máquinas e secadores de louça e roupas
Energeticamente é mais interessante que você lave o volume máximo de itens que a máquina permite, em sua maior potencia, para que ela não seja ligada diversas vezes durante o dia ou a semana, economizando não só energia, mas também água.
Televisão
O aparelho consome em média de 10 a 30 kWh, responsáveis por até 15% de gasto energético em apenas uma residência. Por isso, evite deixar a televisão em “modo espera”, ou dormir sem antes ativar seu timer para que desligue automaticamente sem seguida. Vale lembrar também que as TV’s de LCD consomem menos energia. Mas em contrapartida, quanto maior seu tamanho, maior será o custo energético.
Forno microondas
Assim como a geladeira, o selo PROCEL deve constar no produto durante a compra, garantindo que você tenha conhecimento sobre o nível de gasto energético que ele trás.
Sabe aquela luzinha que permanece acesa quando o micro ondas não está em uso, mas apesar disso se encontra ligado na tomada?! Ela gera gasto de energia, podendo representar até 12% do consumo mensal. Por isso, desligue o aparelho da tomada quando não estiver mais utilizando-o.
Considerações finais
Ao seguirmos os procedimentos indicados a fim de reduzir o gasto de energia, não estamos valorizando apenas nossa saúde financeira, mas também salvando o meio ambiente, por sua vez, tido como a principal vítima do descaso generalizado da população mundial.
Confira nosso artigo que falamos Como Descartar Eletrodomésticos da Maneira Certa
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais