Moda vs meio ambiente: Como a indústria da moda atua na luta pela preservação da natureza
O consumo desenfreado de roupas, calçados e acessórios, transformou a indústria da moda em uma das principais vilãs do planeta. Para suprir a demanda de comércio, a extração de matéria-prima da natureza e falta de retorno dos insumos para reciclagem, tornou a prática extremamente agressiva ao meio ambiente.
As novas gerações, nascidas principalmente a partir da década de 90, se preocupam em consumir de empresas com viés sustentável e iniciativas a favor da natureza. Neste cenário, organizações que priorizem a sustentabilidade na moda, se destacam no concorrido mercado.
A Ecoassist, empresa pioneira em soluções customizadas para o desenvolvimento sustentável, atua com prestação de serviços para empresas de todos os portes e segmentos. Entenda como podemos ajudar!
Fale Conosco
Produção de lixo da indústria da moda
O método mais comum de dano à natureza causado pela indústria da moda é, sem dúvidas, a extração de matéria-prima dos nossos recursos naturais. Para artigos de luxo que levam pele animal, por exemplo, faz da caça à fauna uma atitude normal e comum, apesar dos movimentos ambientais levantados por organizações do mundo inteiro contra a prática.
Além do uso desenfreado dos recursos naturais para produção de vestuário e calçados, a indústria gera resíduos diversos provenientes da sobra de insumos, peças de maquinários, uniformes, lâmpadas, baterias, entre outros.
É responsabilidade de todo fabricante, comerciante, importador, vendedor ou consumidor, dar a destinação ambientalmente adequada aos materiais produzidos quanto estes chegam ao fim de sua vida útil. A regra foi estabelecida em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente.
Segundo a Lei Nº 12.305/10, a responsabilidade compartilhada e Logística Reversa deve ser registrada em um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O não cumprimento da legislação, pode acarretar na perda da licença, multas e até mesmo a reclusão do responsável pela empresa.
Alternativas para moda sustentável
Enquanto grande parte da indústria da moda permanece na forma tradicional de extrair-produzir-vender-descartar, alguns movimentos sustentáveis vêm tomando cada vez mais popularidade ao redor do mundo.
Os brechós e bazares de roupas usadas se tornaram uma das opções preferidas de ambientalistas e cidadãos com hábitos sustentáveis. Esse modelo de comércio possibilita o repasse de peças em bom estado para novos usuários por valores acessíveis, movimentando a economia local e garantindo a reutilização de roupas que estariam no lixo.
Outras pessoas flertam com a possibilidade de reformar peças de roupas através do upcycling, ou reutilização criativa. O método propõe a alteração de roupas originais para novos modelos a partir de itens reciclados, como a confecção de um vestido a partir de uma saia e blusa separadas.
Essa solução vem ganhando visibilidade entre os jovens que compram peças grandes em brechós, por exemplo, e realizam a customização da roupa até a aparência ficar completamente alterada. As camisetas de bandas de rock são alvos populares, quando após alguns cortes, se transformam em blusas justas ou regatas personalizadas.
Como gerenciar os resíduos da indústria da moda?
Durante a produção de roupas, calçados e acessórios, as sobras de tecido, linhas, borracha, plástico, aço, ferro e outros materiais, são inevitáveis. O descarte desses resíduos de forma ambientalmente adequada deve ser registrado em laudos comprobatórios, como o Certificado de Destinação Final concedido pela Ecoassist.
Há 12 anos no mercado sustentável, atuamos com a coleta, transporte, gerenciamento, descaracterização e destinação final de resíduos sólidos diversos. Os atendimentos são realizados em território nacional, para pessoas físicas ou empresas de todos os portes.
No caso de indústrias que utilizam maquinários, peças e necessitam lidar com sobras e embalagens, somos a melhor opção. Todos os resíduos coletados passam pelo processo de destruição da marca, impossibilitando o comprometimento ou reconhecimento da empresa solicitante.
A descaracterização é primordial para todas as organizações que prezam pela segurança de sua identidade visual. Os uniformes, embalagens, documentos e outros itens com informações sigilosas se encaixam nessa categoria de prestação de serviço.
Descarte de resíduos têxteis é com a Ecoassist
Para solicitar o serviço de Descarte Ecológico com a Ecoassist, é necessário entrar em contato diretamente com nossa central de atendimento. Realizamos o cálculo com base no volume e localização dos resíduos a serem coletados e destinados.
Para empresas, atuamos com propostas personalizadas conforme cada necessidade, podendo ser coletas periódicas, pontuais ou ainda ser concedida como benefício ao consumidor final. Neste caso, quando os itens vendidos por sua marca alcançarem o final de sua vida útil, o consumidor final poderá acionar o serviço de descarte e nós realizamos a coleta para você.
Traga sua demanda para construirmos juntos um futuro ecológico para a sua marca!
Entre em Contato!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais