O que fazer com o produto devolvido por defeito?
Seja uma loja online ou física, todos os comerciantes estão sujeitos a ter um produto devolvido por defeito ou recall. Mas a pergunta que não quer calar é: o que as empresas fazem com esses objetos que retornam? Vai para o lixo? Retorna para o ciclo inicial de produção? São revendidos por valores menores?
Em todos os casos, a Ecoassist pode ajudar o seu negócio a ser mais sustentável, mesmo que seja somente para o serviço de descarte de embalagens. Atuamos com a coleta e destinação de resíduos sólidos no geral, atendendo desde a indústria têxtil, até fabricantes de linha branca.
Entenda como transformar sua empresa em um negócio com viés ecológico com a nossa ajuda!
Fale Conosco
Como descartar produtos de recall?
Recall é uma palavra em inglês utilizada por fabricantes para solicitar a devolução de lotes de produtos produzidos por eles mesmos, que podem oferecer risco à segurança ou à saúde do consumidor. Apesar de ser comum principalmente em veículos, eletrodomésticos, móveis e produtos de higiene, o recall pode ocorrer com fabricantes de todos os setores.
Quando a prática ocorre, a empresa responsável deve ter um plano de Logística Reversa para resgatar os produtos vendidos e espalhados por todo o país. Além disso, os equipamentos que não poderão ser revendidos após reparos, devem ter a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Neste cenário, os produtos com defeito devem retornar ao ciclo inicial de produção como matéria prima somente após a desmontagem e tratamento específico. Por isso, a Ecoassist pode ser a solução buscada por muitos fabricantes sem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) adequado.
Outro resíduo importante que deve ser descartado ecologicamente são as embalagens utilizadas para o transporte dos produtos de recall (recolha de produtos). Todos os itens descritos e interpretados como sólidos podem ser descartados com a Ecoassist
Descarte de embalagens de produtos devolvidos
Para transportar um lote completo de refrigeradores avariados, por exemplo, são necessários quilos de papelão para caixas ou plástico bolha. As fitas adesivas também são fundamentais para garantir a segurança do item até o fabricante.
Isso ocorre porque apesar de serem produtos de recall, necessitam chegar na fábrica em condições idênticas ao equipamento vendido, tendo em vista que qualquer avaria no transporte pode comprometer o laudo técnico.
Assim sendo, para descartar embalagens utilizadas nos produtos, é importante escolher a maneira correta, considerando as penalidades da Lei Ambiental Nº 12.305/10.
Do ponto de vista ambiental, a geração de lixo somada à emissão de gases poluentes dos caminhões transportadores, torna o recall uma ação nada prática. Apesar de necessária, existem oportunidades sustentáveis e adequadas para realizar a recolha dos produtos com defeito.
A Ecoassist fornece tanto o serviço de coleta e transporte até a fábrica, como a destinação adequada dos resíduos produzidos no processo. Além disso, atuamos com a compensação de carbono da nossa frota de caminhões através da aquisição de crédito floresta junto à Brasil Mataviva.
Logística Reversa para produtos pós-consumo
Não apenas os produtos de recall merecem o manejo sustentável da Ecoassist. Algumas empresas desenvolveram um sistema de desconto para consumidores que entregarem os produtos antigos para adquirir produtos novos. O modelo de negócio também se encaixa para embalagens, como a empresa O Boticário têm feito.
Em casos assim, nosso serviço de coleta e destinação adequada pode ser incluído para recolher os objetos e dar a destinação correta, conforme proposta do fabricante. Sob esta perspectiva, a marca desenvolveu um conjunto de ideias que promovem não apenas a venda, mas a solução final para bens pós-consumo.
A Logística Reversa em parceria com a Ecoassist, concede à empresa contratante a imagem sustentável e auxilia no desenvolvimento econômico da companhia. Todos os resíduos podem retornar ao ciclo produtivo inicial conforme propõe a economia circular.
Como funciona o processo de Descarte Ecológico?
Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, a Ecoassist conta com prestadores de serviços em todo o Brasil, promovendo a coleta, transporte e descarte consciente de resíduos sólidos.
Todos os objetos são transportados até o centro de triagem, onde passam pela desmontagem, separação e descaracterização para remover a identidade visual da marca. Assim, os componentes poderão receber o tratamento adequado antes de seguirem para reciclagem.
Todo o processo de Descarte Ecológico de bens pós-consumo é documento no laudo que será entregue ao contratante. O Certificado de Destinação Final poderá ser anexado ao Relatório de Sustentabilidade, onde empresas com capital aberto, poderão obter um aumento no valor das ações.
Atendemos empresas de todos os portes, além de propostas personalizadas para cada tipo de demanda.
Entre em contato para saber mais informações!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais