Aniversário de São Paulo: com 467 anos, é a segunda cidade que mais gera lixo do estado
Na última segunda-feira (25), a cidade comemorou mais um aniversário de São Paulo, alcançando seus 467 anos. Com quase meio século, alcançamos os 35% de resíduos recicláveis retirados pelo projeto Coleta Seletiva da cidade, apesar de ser o município que gera mais lixo do estado.
Apesar de ser um progresso quando comparado com outros municípios, o cenário está longe de ser o ideal, tendo em vista a quantidade de lixo gerado. Por dia, são descartados mais de 12 mil toneladas de resíduos domiciliares, tornando quase impossível o gerenciamento adequado, que inclui separação e destinação correta.
Por isso, empresas prestadoras de serviços como a Ecoassist, são a melhor opção para cidadãos responsáveis que desejam colaborar com a preservação do meio ambiente. Entenda!
Fale Conosco
Produção de resíduos em São Paulo
Com mais de 12 milhões de habitantes na cidade de São Paulo, são geradas cerca de 12 mil toneladas de resíduos todos os dias. O cálculo realizado pela prefeitura aponta que apenas 35% desse volume pode ser reaproveitado quando separado e gerenciado de forma adequada.
Para transportar o volume de lixo doméstico produzido na capital paulista para os aterros sanitários cadastrados, são necessárias ao menos 2 mil viagens diárias de caminhões coletores. Além dos resíduos, a emissão de gases poluentes expelido pela frota de veículos é altamente preocupante.
O CO2 presente na fumaça emitida pelos caminhões, é a principal destruidora da camada de ozônio, colaborando ativamente com o aquecimento global. Por isso, levando em consideração todos os números, a melhor forma de colaborar com a preservação da natureza é praticando o consumo consciente e preferindo empresas com viés sustentável.
Como você pode ajudar a mudar esse cenário
Embalagens de alimento são, sem dúvidas, o maior volume de lixo produzido na cidade de São Paulo. Isso ocorre porque não podem ser recicladas quando estão com resquícios de alimento ou contaminados com algum componente orgânico. Para que a reciclagem seja possível, é necessário fazer a higienização das embalagens antes de descartar para a coleta seletiva, aumentando o consumo de água.
Seguindo as embalagens, os equipamentos eletrônicos também causam problemas no gerenciamento de lixo da cidade de São Paulo. Além de altamente tóxicos, o lixo eletrônico contamina tudo ao seu redor, incluindo o solo e lençóis freáticos. Pilhas velhas, baterias usadas, aparelhos de celular, entre outros, são os principais itens descartados no lixo comum.
Como citamos anteriormente, praticar o consumo consciente e preferir fontes renováveis, é a melhor forma de economizar nossos recursos naturais e colaborar com o meio ambiente. Em casos de necessidade de descartar resíduos recicláveis, é importante buscar alternativas ecologicamente corretas.
O lixo orgânico pode ser utilizado para adubagem, conforme ensinamos no conteúdo sobre compostagem caseira. Os rejeitos ou materiais contaminados, podem ser descartados no lixo comum com conscientização.
Descarte Ecológico de resíduos
A Ecoassist atua no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, atuando com o gerenciamento de resíduos sólidos em todo o território nacional.
O sofá velho que está ocupando espaço na sua casa, não pode ser carregado pela equipe de coleta de lixo de São Paulo, por conta das dimensões e tipo de material. A forma comum de descarte inclui abandono em vias públicas, rios, terrenos baldios ou queimas indevidas.
Assim como outros móveis ou eletrodomésticos, a forma correta de fazer o descarte de sofá é através da logística reversa disponibilizada por fabricantes. Contudo, nós da Ecoassist, podemos facilitar ainda mais, realizando a retirada de móveis ou outros objetos diretamente na sua residência, sem que você precise fazer o trabalho pesado.
O custo da coleta é calculado de acordo com o volume e localização do item, podendo ser gratuita em casos onde o contratante possui um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist.
Como funciona a coleta de resíduos em São Paulo?
O agendamento da coleta de resíduos pode ser realizado através dos nossos canais de atendimento, conforme a sua disponibilidade. Nossos profissionais prestam o serviço de retirada dentro da residência ou empresa, garantindo o seu conforto e bem-estar.
O material coletado é transportado até o centro de triagem da Ecoassist, onde passa pelo processo de desmontagem e descaracterização. Depois de separados, são enviados para a destinação correspondente, onde são tratados e retornam ao ciclo inicial de produção, colaborando com a economia circular.
Ao final do processo, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento afirma que a Lei Nº 12.305/10 foi respeitada e confirma sua responsabilidade cumprida enquanto cidadão!
Faça agora o seu orçamento! Atendemos pessoas físicas e empresas de todos os portes!
Fale Conosco
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais