Você sabe como é feita a fabricação de geladeira?
A primeira coisa que pensamos em comprar quando planejamos uma casa nova, é sem dúvidas um refrigerador e uma cama. O eletrodoméstico presente em todos os lares brasileiros, merece seu crédito por conservar nossos alimentos e bebidas, por isso saber como é o processo de fabricação de geladeira é uma curiosidade interessante.
Mas lembre-se: ao final da vida útil do seu refrigerador, o descarte deve ser realizado de forma ambientalmente adequada. Descartar em qualquer lugar, pode causar inúmeros problemas ambientais, além de ser considerado crime, conforme Lei Nº 12.305/10.
Conte com a Ecoassist para resolver essa questão de descarte!
Solicite o orçamento para Descarte Ecológico de geladeira:
A história da geladeira
No final do século XIX, o transporte de alimentos perecíveis para outros países por meio de embarcações se tornou um desafio, uma vez que o tempo da viagem era muitas vezes igual ou maior do que a validade dos itens.
Em países frios, utilizava-se o gelo natural armazenado em caixas de madeira com serragem para manter os alimentos resfriados. Apesar de ser uma técnica eficaz a curto prazo, não supria as necessidades de uma embarcação de transporte. Assim, nasceram os primeiros navios refrigerados.
Pouco depois, em 1910, o refrigerador doméstico começou a ser comercializado, mas somente em 1913 foram fabricados os primeiros eletrodomésticos elétricos. O produto recebeu o nome de DOMELRE, abreviação de Domestic Electric Refrigerator (Refrigerador Elétrico Doméstico em português), apesar de não ter se popularizado e substituído por Kelvinator.
No Brasil, os refrigeradores elétricos chegaram somente entre 1947 e 1950 em Santa Catarina. Antes disso, os alimentos eram consumidos frescos e as carnes eram salgadas e secas no sol para conservação prolongada, uma vez que o país não possui gelo natural.
Do que uma geladeira é feita?
Fabricantes pioneiras de geladeiras como General Electric e Whirlpool, começaram a produzir eletrodomésticos em grande escala a partir da segunda metade do século XX. Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais.
Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador. Já o gabinete (ou carcaça) e portas, são fabricados geralmente em aço inoxidável ou aço comum, tratado e pintado de branco.
O vidro também está presente entre os componentes de uma geladeira, agregando nos painéis digitais dos refrigeradores modernos, ou em outras peças internas. Outro material utilizado nos acessórios soltos como prateleiras e gavetas é o acrílico. Ambos os materiais necessitam de um tratamento especial para reciclagem.
Como descartar uma geladeira velha?
Sabemos que a geladeira é um item de primeira necessidade nas residências brasileiras. Por isso, quando chegam ao fim de sua vida útil, causam enormes transtornos nas rotinas familiares. Muitas vezes, compramos um refrigerador novo no calor do momento, sem de fato refletir sobre o que vai fazer com o antigo.
Alguns fabricantes de linha branca possuem programas de Logística Reversa para levar o eletrodoméstico quebrado de volta ao ciclo inicial de produção, contudo são poucas as opções de retirada na casa do consumidor.
Transportar o equipamento até um ponto de coleta também não é uma opção viável, tendo em vista que existe a necessidade de veículos especiais e mão de obra à parte. Isso porque uma geladeira comum é extremamente pesada, com cerca de 100 quilos.
Pensando nisso, desenvolvemos o sistema de Descarte Ecológico de geladeiras antigas em todo o Brasil. Cuidamos para que a coleta de eletrodoméstico ocorra no seu endereço, mesmo que tenham escadas ou difícil acesso. Todo o trabalho pesado é feito por nosso time de profissionais.
Por que pagar para descartar geladeira antiga?
Sabendo das dificuldades causadas no momento de descartar um objeto de grande porte, ampliamos o serviço de descarte de geladeira para todo o Brasil. O custo da coleta é calculado com base no tamanho e localização do item, podendo ser gratuita se o contratante tiver um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis Ecoassist.
Todos os itens recolhidos, são transportados até o centro de triagem, onde iniciamos a desmontagem e separação de componentes. Assim, o processo de envio para a destinação é facilitado.
Ao final da tratativa, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. Em caso de empresas, por exemplo, o documento pode ser utilizado para renovação de posses ou aumento no valor de ações na Bolsa de Valors.
Para isso, basta acrescentar o laudo ao Relatório de Sustentabilidade.
Gostou de conhecer a história da geladeira?
Então entre em contato se precisar fazer o descarte!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais