Não vá mudar de casa antes de ler essas dicas sustentáveis!
Mudar de casa pode ser um grande transtorno quando mal planejado. Até mesmo quando calculamos todas as possibilidades, alguma coisa sempre pode sair do plano e tornar a experiência um tanto cansativa. Por isso, separamos algumas dicas sustentáveis para quem pretende se mudar em 2021.
Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, nós da Ecoassist trabalhamos para proporcionar as melhores informações e serviços aos nossos clientes. Acreditamos que através da educação ambiental, conseguimos ajudar a preservar o futuro do planeta.
Entenda como podemos ajudar!
Fale Conosco
Qual o primeiro passo no planejamento para mudar de casa?
Antes de qualquer coisa, é importante criar um roteiro com todos os horários, contatos e diretrizes sobre o que será feito no dia da mudança. Aproveite para incluir as medidas da casa nova, para garantir que todas as suas coisas caberão sem problemas no novo local.
Nesse mesmo documento, faça um catálogo de todos os itens que serão transportados até a casa nova, doados e descartados, eliminando todos os objetos que não serão utilizados no novo lar. Esse processo evita a chamada acumulação, além de poupar esforços da logística e de quem for fazer a organização pós mudança.
Separe todos os itens que deverão ser levados para a nova residência por setor. Tudo que for de cozinha e primeira necessidade, coloque em uma só caixa, por exemplo: talheres, copos e pratos serão facilmente identificados e encontrados para a primeira refeição do local. O mesmo se aplica para toalhas, roupas de cama e itens de higiene.
Dessa forma, ao chegar no destino, cada caixa vai para o cômodo correspondente, evitando a perda de tempo de abrir todas as caixas para encontrar um simples abridor de garrafas.
Como embalar objetos de forma segura para mudar de casa?
A primeira forma de embrulhar itens frágeis durante uma mudança que nos vem à cabeça, é o famoso plástico bolha, apesar de não ser a opção mais sustentável. Por isso, sugerimos que utilize suas toalhas e roupas de cama como cobertores e colchas para enrolar os objetos frágeis.
Os jornais e revistas velhas também podem ser reaproveitados para embalar seus utensílios domésticos, por exemplo. Ao contrário do plástico que leva mais de 500 anos para se decompor, o jornal leva menos de 1 ano.
As caixas também podem ser reaproveitadas de supermercados, onde normalmente são jogadas no lixo. Além de já estarem montadas e adesivadas, podem ser coletadas gratuitamente em qualquer mercado próximo à sua residência.
Quanto menor a quantidade de plástico utilizado para a mudança, melhor para o meio ambiente!
E como ficam os animais de estimação na mudança de casa?
O processo de mudança de residência é extremamente estressante para os nossos pets, tendo em vista a correria, bagunça e incertezas. A principal dica é providenciar um lar temporário ou um hotel para pets durante a mudança. Dessa forma, o animalzinho de estimação será poupado de todo o estresse.
Se deixar o pet em uma das opções acima é inviável, deixe para transportar os itens dele por último. Ao chegar na casa nova, os objetos como cama, potes de água e ração e caixa de areia, devem ser colocados primeiro, para que o pet reconheça o cheiro e se sinta em casa.
Ah, nada de transportar o bichinho no caminhão, ok? Assim como uma criança, o pet deve estar na companhia do dono para se sentir seguro.
Já as plantas, recomendamos que não regue antes do transporte, para deixar o vaso mais leve. Também deixe para colocá-las por último no caminhão e retirá-las primeiro. Na casa nova, regue normalmente e cuide para que estejam com a iluminação correta.
Descarte Ecológico
Todos os itens destinados ao lixo, devem ser descartados de forma ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para isso, a Ecoassist está sempre pronta para atender em todo o Brasil, fazendo coletas de resíduos sólidos diversos.
Mesmo que entulho ensacado que restou da pequena reforma, nossos profissionais realizam a retirada diretamente no local, sem custos adicionais para o carregamento do caminhão, como ocorreria em casos de caçambas tradicionais.
Todos os itens coletados seguem para o centro de triagem, onde são desmontados e descaracterizados, garantindo a destinação para a empresa correspondente. O custo da retirada inclui o descarte e o Certificado de Destinação Final, que atesta o volume e tipo de material descartado.
O valor do Descarte Ecológico é calculado com base no volume e localização dos itens, podendo ser gratuita se o contratante dispor de um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist.
Entre em contato para saber mais! Também atendemos empresas de todos os portes!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais