Do que é feito um sofá retrátil?
A primeira coisa que observamos ao chegar na casa de alguém, é no sofá e em como ele compõe a sala de estar. Um sofá retrátil confortável, por exemplo, passa a sensação de aconchego e convida a visita para se sentir acolhida, diferente de uma cadeira simples ou puffs baixos.
Contudo, poucas pessoas sabem responder, de fato, como um sofá retrátil é fabricado e quais os materiais utilizados na composição. Sabendo do que um sofá é feito, podemos compreender qual a destinação adequada do móvel e quais os impactos no meio ambiente.
Além de explicar como alguns itens são fabricados, nós da Ecoassist ainda te ajudamos a descartar sofá velho de forma sustentável e cômoda. Entenda!
Fale Conosco
Como é feita a estrutura de um sofá novo?
Normalmente, os sofás contam com uma estrutura inteira de madeira tratada com produtos químicos, como seladoras e verniz protetor. Para fixar uma ripa na outra, são utilizados parafusos, pregos, grampos e outras ferragens que também devem receber o tratamento devido antes de serem incluídas no móvel.
A espuma utilizada para deixar o sofá confortável e fofo, são sintéticas e quando unidas com as molas, são a maciez e flexibilidade necessária para o aconchego ideal. As espumas complementam a parte do assento, encosto e braços do sofá, mas em opções de maior valor, também são incluídas na parte de trás e inferior do móvel.
Por fim, o sofá retrátil é revestido com tecidos conforme o modelo indicado, sendo em sua maioria sintéticos. São encontradas opções de sofá de couro ecológico, natural ou sintético, suede, chenille, veludo ou outros.
Apesar dos componentes serem em grande parte derivados de matéria-prima natural, os tratamentos necessários para durabilidade do móvel, torna o sofá velho um grande ofensor à natureza, quando descartado de forma indevida.
O que fazer com sofá retrátil velho?
Quando identificamos que o sofá velho deve ser substituído, pensamos na doação para pessoas carentes. Contudo, alguns sofás usados já atingiram o fim da vida útil, com a estrutura comprometida, espuma corroída e por vezes até contaminado com dejetos, impossibilitando a doação.
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos salienta, descartar objetos em vias públicas, rios, terrenos baldios ou praticar a queima indevida, é considerado crime ambiental. Para empresas, a punição pode variar entre multas e reclusão do responsável pela organização.
A melhor maneira de descartar um sofá antigo é através do sistema de Descarte Ecológico da Ecoassist, pois nos comprometemos a coletar móveis usados diretamente na residência, sem que o contratante necessite fazer o trabalho pesado de carregamento de itens.
Quais impactos negativos do sofá quebrado no meio ambiente?
Por conter a maior parte da composição de materiais sintéticos, um sofá velho descartado incorretamente pode contaminar o solo, lençóis freáticos e causar inúmeros problemas urbanos, como alagamentos, enchentes e dificuldade na locomoção de pedestres.
Quando despejado em um aterro sanitário controlado, ocupa o espaço dedicado ao lixo orgânico e rejeitos, para decomposição. Assim, gera a necessidade da criação de novos aterros, aumentando a quantidade de lixo no Brasil.
Outro método irregular bastante utilizado em alguns lugares, são as queimadas de móveis. A fumaça produzida pela prática é altamente tóxica para seres vivos, além de conter CO2, principal responsável pelo efeito estufa.
Como forma adequada de gerenciar resíduos residenciais como móveis e eletrodomésticos, é necessário o tratamento específico para cada tipo de material. A espuma e madeira, por exemplo, passam pelo coprocessamento, gerando energia combustível a base de biomassa.
Por que pagar para descartar sofá retrátil?
Alguns fabricantes disponibilizam pontos de coleta em cidades para obter objetos ao fim de sua vida útil no sistema de Logística Reversa. Sabemos que nem sempre é possível realizar o transporte do item por falta de veículo ou mão de obra para carregamento.
Com o serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, realizamos a coleta diretamente no local indicado, mesmo com dificuldades estruturais, como escadas ou outros. O valor da coleta é calculado com base no volume e localização do item, com mão de obra inclusa. Contudo, caso o contratante tenha seguro, a coleta poderá ser gratuita.
Neste caso, basta entrar em contato através de um dos meios de comunicação da Ecoassist com o número da apólice. O agendamento também é realizado através dos nossos canais de atendimento, variando conforme disponibilidade dos prestadores de cada região.
Ao final da tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode ser utilizado no processo de renovação de licenças e ainda aumentar o valor de ações de empresas cadastradas na Bolsa de Valores.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais