Você sabe qual o tempo de decomposição de resíduos sólidos?
O ano de 2020 finalmente terminou nos deixando uma mensagem clara de que o planeta pede socorro. O meio ambiente tem estado em pauta em diversos países, acendendo o alerta vermelho para poluição e esgotamento dos nossos recursos naturais. Grande parte disso se dá pelo uso desenfreado de matérias primas cujo tempo de decomposição é assombrosamente longo.
Como modo de ajudar, nós da Ecoassist, criamos o sistema de Descarte Ecológico de resíduos sólidos, em conformidade com a lei nº 12.305/10. Além do gerenciamento de itens, cuidamos para que pessoas físicas e jurídicas possam utilizar o serviço em qualquer lugar do Brasil. Entenda como fazer o descarte consciente!
Fale Conosco
Quanto tempo leva a decomposição de plástico?
O plástico é, sem dúvidas, uma das matérias-primas mais ofensivas à saúde humana e ao meio ambiente como um todo. Grandes empresas sempre buscam alternativas sustentáveis para substituir o plástico, contudo ainda estamos longe do cenário ideal.
O consumo em massa de objetos descartáveis, colaboram com a contaminação dos oceanos, e consequentemente afetam a vida marinha. Apesar da substituição do plástico por itens de papel, alumínio ou variáveis, o material segue sendo o mais utilizado ao redor do mundo, levando cerca de 500 anos para se decompor.
Enquanto isso, o papel sendo a alternativa mais viável ao plástico, leva apenas de 3 a 6 meses para desaparecer completamente da natureza. Contudo, caso contaminado e descartado de maneira indevida, pode comprometer o solo e lençóis freáticos. A melhor forma de descartar plástico e papel para reciclagem, é através dos serviços da Ecoassist, assim como outros materiais.
O alumínio, por exemplo, leva mais de 200 anos para se decompor, no entanto pode ser inteiramente reciclado e reutilizado no ciclo inicial de produção em indústrias. O mesmo ocorre com o vidro, levando mais de 1000 anos para desaparecer na natureza.
Quanto tempo a madeira leva para se decompor?
Apesar de ser completamente natural, as madeiras passam por tratamentos para serem utilizadas na fabricação de produtos, construção civil, ou outras utilidades. A madeira quimicamente tratada com tintas, verniz ou seladoras, levam cerca de 15 anos para atingir a decomposição.
Ao realizar o descarte de maneira correta através da Ecoassist, você garante a reciclagem e reaproveitamento do material através do coprocessamento. Neste método, realizamos a incineração da madeira e aproveitamos o combustível a base de biomassa para geração de energia em indústrias cimenteiras, por exemplo.
Outros materiais considerados naturais como tecidos, também são reaproveitados através do coprocessamento. O método é ideal para empresas que buscam realizar o descarte de uniformes usados, sem o risco de comprometer a identidade visual dos logotipos.
Apesar de grande parte dos tecidos serem reciclados, outros a base de poliéster ou náilon, levam plástico na composição, aumentando o tempo de decomposição para mais de 20 anos.
Como descartar resíduos sólidos corretamente?
Pensando em colaborar ativamente com a preservação do meio ambiente, criamos soluções sustentáveis customizadas para cada necessidade. Realizamos a coleta de materiais recicláveis e resíduos sólidos no geral, até mesmo de empresas de todos os portes.
Atendemos em todos os estados do Brasil, contando com prestadores eficientes e dedicados. Assim, garantimos que todo o material coletado será trazido até o centro de triagem para separação e destinação ambientalmente adequada.
A destinação é realizada de acordo com cada tipo de material. A madeira, tecido e espumas, por exemplo, são transformadas em energia à base de biomassa. O vidro, alumínio e metais, retornam ao ciclo inicial de produção como matéria-prima.
O lixo eletrônico descartado que conta com metais pesados, também recebe o tratamento correspondente antes de ser reaproveitado em novos subprodutos, bem como eletrodomésticos e eletroportáteis.
Por que pagar para descartar resíduos sólidos?
Sabendo o tempo médio de decomposição de alguns materiais sólidos, cidadãos conscientes buscam pelo descarte adequado dos itens. Tendo em vista a dificuldade de transporte até um ponto de coleta correspondente ao tipo de material, algumas pessoas desistem de descartar corretamente e abandonam os itens em vias públicas.
Com a Ecoassist, realizamos a coleta de resíduos diretamente na residência ou empresa do contratante, garantindo o conforto e praticidade. O manejo dos materiais até o centro de triagem, a desmontagem, separação e tratamento especial, requerem mão de obra e maquinários específicos, gerando custos para a conclusão do serviço.
Assim sendo, a cobrança pelo descarte correto é calculada com base no volume e localização dos itens, podendo ser gratuita se o contratante apresentar um seguro cuja a apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist.
Ao final da tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de itens descartados. O documento pode ser utilizado para facilitar a renovação de licenças ou aumentar o valor de ações de empresas cadastradas na Bolsa de Valores.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais