Você sabe qual o tempo de decomposição dos resíduos sólidos?
O mundo está mudando. Com ele, as pessoas estão buscando a renovação de hábitos para garantir um futuro melhor às próximas gerações. Entender o tempo de decomposição de alguns resíduos sólidos, deve ser prioridade de assuntos para conhecimento geral.
Compreendendo o período que a natureza leva para absorver um material, temos consciência de consumo e passamos a olhar objetos com outros olhos.
Com o serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, você não apenas garante a destinação correta de itens, como não precisa se preocupar com o tempo que o material levará para se decompor. Isso porque realizamos o reaproveitamento e reuso total de todos os itens coletados. Entenda como o processo funciona:
Fale Conosco
Quanto tempo o plástico demora para se decompor?
Tendo o petróleo como matéria-prima principal, a decomposição do plástico pode levar mais de 400 anos para acontecer integralmente. Ainda assim, o processo contamina o solo, lençóis freáticos e ser causador da morte de animais por ingestão acidental.
Além do descarte de plástico de forma incorreta se tornar um dos principais ofensores à vida marinha, a busca das grandes corporações por petróleo, resulta em danos permanentes ao ecossistema. Isso ocorre por conta do uso desenfreado do material em forma de embalagens de alimentos, brinquedos, eletros e outros objetos presentes no dia-a-dia.
Ao serem descartados no lixo comum ou em vias públicas, a reciclagem de plástico é inviabilizada, tendo em vista que o material não possui a destinação adequada. Em sua maior parte, o resíduo acaba despejado em rios e oceanos, criando inúmeras ilhas de lixo.
Assim como outros tipos de embalagens plásticas, as garrafas pets são símbolo de poluição, causando grandes impactos negativos no meio ambiente. Apesar de ter totalmente reutilizável, a maior parte da população ainda descarta os itens no lixo comum.
Mas e a borracha? Quanto tempo leva a decomposição de pneu?
Ao contrário do plástico, o tempo que um pneu ou outro objeto de borracha leva para se decompor, ainda é indeterminado, apesar de alguns estudos mostrarem apontarem um prazo aproximado de 600 anos.
Considerando a quantidade de veículos utilizados e inutilizados em todo o planeta, a quantidade de pneus gerada é suficiente para levar milhares de anos para se decompor. Algumas práticas ilegais como a queima do material, emitem uma fumaça altamente tóxica e prejudicial para a camada de ozônio. O CO2 presente é o principal causador do efeito estufa.
Assim como o plástico, é possível fazer a reciclagem de pneu e outras borrachas através do reaproveitamento em novos produtos. No entanto, o descarte de pneu de forma incorreta impede o tratamento adequado do material, causando o superlotamento de aterros sanitários criados para gerenciamento de rejeitos e orgânicos.
E quanto a decomposição de latas de alumínio?
O alumínio é um dos materiais mais rentáveis quando se trata de reciclagem. Isso acontece porque o componente pode ser totalmente reutilizado como matéria prima em novos produtos.
Apesar das inúmeras possibilidades de reuso, o descarte de alumínio ainda não é explorado de forma devida, uma vez que grande parte dos resíduos são destinados ao lixo comum ou descartados incorretamente em vias públicas.
Com o objetivo de obter os componentes para reciclagem interna e reaproveitamento, algumas empresas fabricantes estão explorando o sistema de logística reversa de alumínios. Contudo, as campanhas para divulgação são escassas, estimulando o consumidor a descartar de forma incorreta.
Como contribuir com o meio ambiente através do descarte consciente?
Sabemos que fazer o descarte de lixo diário torna-se muito mais prático ao unir todos os resíduos em um único recipiente. No entanto, a coleta seletiva da Ecoassist pode ajudar a retirar volumes consideráveis de materiais para descarte, como um grande volume de pneus, por exemplo.
A coleta de plástico se encaixa nos brinquedos, embalagens pós consumo em caso de empresas, objetos sem uso derivado do componente. Indicamos o acúmulo de resíduos para facilitar o processo de retirada, além das condições de pagamento serem melhores.
Agora, a coleta de borracha pode ser solicitada quando sua borracharia estiver com muitos pneus velhos, seu quintal com risco de dengue devido ao acúmulo de água nos objetos ou até mesmo em ferro-velho para desmanche de veículos. Retiramos pneus usados de todos os tipos para garantir a destinação ambientalmente adequada.
Por outro lado, a coleta de alumínio pode ser vendida por valores baixos ao ferro-velho mais próximo, no entanto a prática não garante a destinação correta dos itens. Para garantir o reaproveitamento de plástico, borracha, alumínio ou outros materiais, criamos o Descarte Ecológico.
Como o descarte ecológico pode te ajudar?
O valor da coleta de material reciclável é calculado com base na quantidade e localização dos itens. Contudo, caso o contratante tenha um seguro cujo a apólice compreenda os serviços sustentáveis da Ecoassist, a retirada de resíduos torna-se gratuita.
Atuamos em conformidade com a PNRS e concedemos um Certificado de Destinação Final comprovando o cumprimento da lei.
Entre em contato agora mesmo para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais