Saiba como fazer o descarte de lâmpada em SP de forma correta
Lâmpadas fluorescentes carregam componentes altamente tóxicos, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. O descarte de lâmpada em SP normalmente requer o transporte dos itens até um ponto de coleta específico. Em casos de pessoas que não disponham de um veículo, essa pode não ser a melhor opção.
Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico para lâmpadas ou outros resíduos sólidos. Além de retirar as lâmpadas diretamente na empresa ou residência com horário marcado, transportamos e gerenciamos os itens, garantindo a destinação ambientalmente adequada.
As lâmpadas usadas descartadas com uma empresa especializada, não apenas entra em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como protege a natureza dos metais pesados. Entenda como funciona o serviço de coleta da Ecoassist.
Fale Conosco
Como descartar lâmpadas fluorescentes em São Paulo?
Apesar do atendimento de descarte de lâmpadas em São Paulo ser direcionado para o estado, também atendemos em outras regiões do Brasil com orçamento calculado na localização. Dessa forma, o valor para descartar lâmpadas de led ou outros modelos, pode ser flexível, de acordo com a demanda.
Considerado um resíduo perigoso, a lâmpada fluorescente carrega em sua composição o mercúrio, metal pesado tóxico quando inalado ou ingerido por seres vivos. A ingestão pode ocorrer por meio de vegetais nascidos em solos contaminados pelo metal ou via água comprometida.
Por esse motivo, o descarte de lâmpadas de qualquer tipo via lixo comum, é considerado crime ambiental, bem como abandono em vias públicas. Ao chegar em aterros sanitários, as lâmpadas quebradas liberam os elementos e contaminam o solo e lençóis freáticos, além de causar ferimentos aos coletores de lixo ou animais, através dos cacos de vidro.
Por conta dos riscos de acidentes, intoxicação e dano a natureza, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Lei Nº 12.305/10, que propõe a responsabilidade compartilhada no manejo de objetos após a vida útil. Sendo assim, todo produtor, fabricante, importador, comerciante ou consumidor se torna responsável pela destinação ambientalmente adequada de resíduos pós-consumo.
Por que pagar para descartar lâmpadas?
Normalmente utilizadas em empresas e comércios, as lâmpadas fluorescentes necessitam de um cuidado extra em seu manuseio. Em larga escala, o transporte deve ser realizado em veículos especiais para resíduos perigosos até uma empresa destinadora.
Mesmo em pequenas quantidades, transportar lâmpadas queimadas até um ponto de coleta em São Paulo, por exemplo, pode ser um desgaste extra ao consumidor. Por isso, a Ecoassist decidiu atuar com a retirada de lâmpadas e outros resíduos eletrônicos diretamente na residência ou empresa.
Além da coleta de lâmpadas velhas, também podemos retirar e destinar pilhas, baterias, computadores, celulares e outros objetos voltados para lixo eletrônico. O serviço é realizado por profissionais altamente capacitados e empenhados em proporcionar a melhor experiência sustentável ao contratante.
Como reciclar lâmpadas fluorescentes?
Após a retirada de lâmpadas, transportamos o material até o centro de triagem da Ecoassist para separação e catalogação dos itens recolhidos. Com esse processo concluído, as lâmpadas são enviadas para a empresa destinadora correspondente onde recebem o tratamento adequado para cada modelo: LED, incandescente e fluorescente.
A reciclagem da lâmpada fluorescente mais comum inclui o esmagamento do item e a destilação de mercúrio. Ao sair do moedor, o material passa pela separação entre vidro e alumínio, por exemplo, e são enviados ao ciclo inicial de produção. O mercúrio pode ser reutilizado, bem como a poeira de fósforo, utilizada para indústria de tintas ou cimentos.
Hoje em dia pouco utilizadas, as lâmpadas incandescentes não são recicláveis e portanto, a opção menos sustentável para iluminação. O processo de descarte de lâmpadas incandescentes são normalmente aterros sanitários ou co-processamento, tendo em vista que os componentes utilizados na fabricação não podem ser reaproveitados.
Apesar de ser a opção mais econômica e com durabilidade superior às demais, as lâmpadas de LED ainda não têm um processo de reciclagem estabelecido. Isso ocorre porque a separação dos componentes é extremamente complicada, exigindo maquinários específicos, com custo elevado.
Como a destinação de lâmpadas ajuda a sua empresa?
Sabendo que a Ecoassist atua com o gerenciamento e destinação de lâmpadas em parceria com destinadoras, empresas de todos os portes podem contar conosco para a coleta e descarte dos resíduos.
O cálculo do orçamento é realizado com base na localização e quantidade de lâmpadas para descarte. Lembrando que quando quebradas, o custo pode ser superior, por isso, prefira mantê-las inteiras. A coleta é realizada com agendamento prévio, com flexibilidade conforme a disponibilidade do contratante.
Após a retirada, concedemos um laudo com todos os registros confirmando a destinação e um Certificado de Descarte Ecológico. A documentação pode ser utilizada no relatório de sustentabilidade para aumento no valor das ações na bolsa de valores ou facilitar a renovação de licenças.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais