Você sabe quando trocar o filtro do ar condicionado?
O verão está chegando e com o calor, vem a necessidade de ter um condicionador de ar em funcionamento, seja em casa ou no trabalho. Para garantir que o aparelho terá um bom rendimento, é importante realizar a higienização e trocar o filtro do ar condicionado sempre que necessário.
Em empresas ou residências que utilizam o ar condicionado diariamente, devem ter a preocupação redobrada, tendo em vista a quantidade de sujeira acumulada no filtro.
Ao chegar o momento de fazer o descarte de filtro de ar condicionado, escolha a Ecoassist para destinação ambientalmente adequada. Além de retirarmos no local com data marcada, realizamos o gerenciamento até a reciclagem do material coletado. Entenda como funciona:
Fale Conosco
Como limpar o filtro de ar condicionado split?
Com duas unidades principais (condensadora e evaporadora), o ar condicionado split conta com dois tipos de filtros: o de nylon e o de carvão.
O filtro de carvão é descartável e não pode ser lavado, devendo ser substituído a cada dois meses ou conforme o uso do aparelho. O de nylon, por outro lado, pode ser lavado sempre que possível, para garantir o perfeito desempenho do produto e evitar problemas respiratórios.
Ao limpar o filtro de nylon do seu ar condicionado e notar que a cor original não voltou, mas sim manchas pretas, quer dizer que o momento de trocá-lo chegou. Não existe um prazo específico, tendo em vista que alguns aparelhos são mais utilizados do que outros. Por isso, o usuário de sempre checar a condição do acessório e garantir que a higienização esteja em dia.
O ar condicionado de janela também possui um filtro de nylon, que deve ser limpo mensalmente, assim como a opção split. A sujeira pode ser aspirada ou retirada com água e sabão normalmente, desde que esteja completamente seco antes de ser recolocado no lugar.
E quando trocar o filtro do ar condicionado?
Conforme explicamos acima, a cor do filtro de nylon deve retornar ao tom original de compra, podendo ser branco ou levemente amarelado. Após a lavagem ou aspiração, se o filtro permanecer com manchas escurecidas ou restos de sujeira, chegou a hora da troca.
É importante lembrar que quando menos o aparelho for utilizado, mais tempo o filtro irá permanecer limpo e novo. Ao ser ligado diariamente, o acúmulo de poeira e bactérias é inevitável, piorando a condição alérgica de pessoas com problemas respiratórios no ambiente.
Para trocar o filtro do split, basta retirar a tampa com cuidado, conforme indicações do manual de instruções, e remover o acessório pelas abas. O filtro do ar condicionado de janela também deve ser retirado pelos cantos superiores, sempre com cuidado e respeitando os limites do equipamento.
Sempre siga as orientações do manual de instruções para realizar qualquer manutenção de ar condicionado. Se necessário, solicite o auxílio de um profissional especializado na limpeza de aparelhos eletrônicos.
E para descartar o filtro de ar condicionado?
Se para remover o filtro do aparelho foi fácil, descartar de forma correta é ainda mais simples. Para isso, a Ecoassist disponibiliza a possibilidade de coleta e destinação de resíduos em todo o Brasil, garantindo o descarte consciente do filtro usado de ar condicionado.
Se você for uma pessoa física, aproveite o serviço de coleta seletiva da Ecoassist para separar outros materiais para descarte. Retiramos móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e muito mais. Dessa forma, o orçamento será calculado com base em todos os itens e localização do pedido, sendo a melhor opção de economia.
Agora, em caso de empresas com grande volume de filtros velhos de ar condicionado para descarte, fica ainda mais simples. Basta entrar em contato através dos canais de atendimento com o volume estimado para cálculo do valor da retirada de resíduos.
Também trabalhamos em parceria com seguradoras. Dessa forma, se a sua apólice disponibilizar os serviços sustentáveis da Ecoassist, a coleta de filtro de condicionador de ar será gratuito.
O que acontece depois da coleta de ar condicionado?
Todo o material coletado é transportado até o centro de triagem da Ecoassist. Nesse espaço, os componentes são separados por tipo de matéria-prima e direcionados para empresas destinadoras correspondente.
O plástico que segura as abas, por exemplo, pode ser reciclado a partir da trituração e granulação, dando origem a subprodutos. O nylon (ou náilon), que também é um plástico, passa por um tratamento similar e retorna ao ciclo inicial de produção como matéria-prima, conforme estipula a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Quando descartado de forma inadequada, o filtro antigo de ar condicionado causa inúmeros problemas ao meio ambiente. Por demorar cerca de 400 para iniciar o processo de decomposição, o plástico contamina o solo, lençóis freáticos e compromete a vida marinha.
Ao descartar de forma ambientalmente adequada com a Ecoassist, você recebe um Certificado de Destinação Final, comprovando o volume e tipo de material. O documento poderá ser utilizado para renovação de licenças e incluído no relatório de sustentabilidade, para aumento de ações na bolsa de valores das empresas cadastradas.
Entre em contato para saber mais!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais