Você sabe como é o processo de reciclagem de sofá?

Deixa eu adivinhar: você não aguenta mais ver esse sofá velho abandonado no quintal, pegando chuva, criando baratas e atrapalhando a passagem? Ao invés de esperar o surto e jogar o móvel em um lugar incorreto correndo o risco de ser multado, por quê não chama a Ecoassist e garante a reciclagem de sofá usado?
O processo de coleta é super simples e o orçamento pode ser feito de casa, através de um dos nossos canais de atendimento, como Whatsapp, por exemplo. Temos uma agenda flexível para suprir todas as demandas e encaixar o melhor período de acordo com a sua necessidade.
Nosso foco é ajudar a preservar o meio ambiente, garantindo que móveis não sejam abandonados em vias públicas, jogados em rios ou em lixões irregulares. Dessa forma, práticas como essas, ajudam a esgotar nossos recursos naturais, além de ilegais.
Para você entender melhor como funciona o processo de coleta, gerenciamento e destinação final do sofá rasgado e fora de uso, criamos esse passo a passo do nosso roteiro de trabalho.
Fale Conosco
Como funciona o serviço de descarte de sofá?
A princípio, tudo começa quando você identifica itens que não lhe servem mais. Por quê não aproveitar para descartar cadeiras velhas, poltronas rasgadas ou outros móveis antigos fora de uso?
Certifique-se de que listou todos os objetos no primeiro atendimento, pois nossa central de relacionamentos realiza o cálculo do orçamento com base no volume de material e localização de onde a coleta será executada. Em casos de armários, cômodas e guarda-roupas, por exemplo, recomendamos a preparação prévia, pois nossos profissionais não realizam a desmontagem de móveis.
Dessa forma, no dia e período de sua escolha, nosso time devidamente identificado e equipado, estará no local marcado para realizar a coleta de sofá antigo. Assim, o serviço será executado de forma eficiente e rápida, garantindo o seu conforto e bem-estar.
Agora que você já sabe exatamente como funciona o processo de coleta da Ecoassist, chegou a hora de matarmos a curiosidade e explicar o que acontece com o sofá velho.
Como é feita a reciclagem de sofá velho?
Ao ser recolhido na sua residência, loja ou empresa, transportamos o sofa velho até o centro de triagem aqui da Ecoassist. Se por acaso o objeto estiver em boas condições, poderá ser doado para instituições de caridade parceiras da Ecoassist. Não se preocupe! A doação de sofá usado é feita somente com a sua aprovação.
Se preferir ou realmente o produto estiver em condições ruins, seguirá normalmente pelo processo de reciclagem de sofá, começando pela desmontagem e descaracterização.
Durante a desmontagem, são removidos pregos, grampos e parafusos para reciclagem de aço. Esse processo requer atenção especial dos nossos profissionais, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para evitar acidentes com furos ou cortes.
Geralmente constituído de madeira compensada ou MDP, a estrutura do sofá é separada da espuma, molas e tecido para passar pelo processo de trituração. Nessa fase, é importante realizar o tratamento químico para remover verniz, seladoras e demais produtos conservantes.
A reciclagem de madeira poderá ser feita a partir de novos objetos, retornando ao ciclo inicial de produção, ou servir como combustível a base de biomassa em grandes indústrias.
A reciclagem de tecido é similar, começando com a trituração do material, tratamento químico, secagem, limpeza e tratamento térmico. Os tecidos de poliamida e elastano, podem ser reutilizados em indústrias de plástico ou químicas. No geral, após o tratamento de reciclagem, o tecido do sofá é usado para produção de novas tapeçarias, bancos de automóveis, cobertores, entre outros.

O que acontece depois da reciclagem?
Agora que você se tornou oficialmente um Cidadão Sustentável, deverá receber o Certificado de Destinação Final, que oficializa sua ação em prol da natureza. Ajudar a proteger o meio ambiente é tarefa de todos, mas pessoas que de fato fazem o descarte consciente de resíduos, merecem o reconhecimento.
No documento você encontra o volume e tipo de material descartado. Se for uma empresa, o CDF poderá ajudar na renovação de licenças e fará do seu negócio, uma opção sustentável.
Conte com a Ecoassist para realizar o Descarte Ecológico de qualquer resíduo sólido. Atuamos com a coleta e gerenciamento de:
- Móveis comuns, corporativos e comerciais;
- Eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis;
- Resíduos têxteis no geral;
- Entulho ensacado e restos de obra;
- Peças e componentes mecânicos.
Caso seja empresa, conheça nossos serviços direcionados. Atuamos em todo o Brasil, atendendo negócios de todos os portes e nichos.
Entre em contato agora mesmo!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais