Saiba como fazer o descarte de TV corretamente
Com o avanço constante da tecnologia, equipamentos eletrônicos são substituídos com grande frequência devido sua obsolência ou necessidade de renovação. Além do consumo desenfreado, enfrentamos outros problemas ambientais como o descarte de TV em locais irregulares, uma vez que as pessoas não sabem onde levar tv velha.
Assumindo a responsabilidade de ajudar a preservar o meio ambiente através da reciclagem de eletrônicos, a Ecoassist atua com a coleta de televisores em todo o território nacional. O serviço pode ser solicitado por pessoas físicas ou jurídicas através dos nossos canais de atendimento ou preenchendo o formulário ao final deste artigo.
Fale Conosco
Você sabe qual o impacto do descarte de televisão no meio ambiente?
Aparelhos eletrônicos no geral possuem a mesma composição, sendo em sua maioria plástico, ferro, metais não ferrosos, madeira e vidro, além de outras substâncias. A televisão LCD, por exemplo, possui mercúrio nas lâmpadas fluorescentes que iluminam a tela, metal altamente nocivo quando inalado por seres humanos.
A televisão de tubo ou TV CTR, presente em 62% dos lares brasileiros, é a opção mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde por conta da alta quantidade de chumbo utilizado. Ao ser ingerido por seres humanos através da comida ou água contaminada, o chumbo pode causar danos neurológicos, gastrointestinais, renais, hepáticos e hipertensão, por exemplo. Quando consumido há longo prazo, pode acarretar em déficit de atenção, anemia, paralisia e problemas com a formação do feto.
Quando não sabemos onde descartar televisão, acabamos abandonando em locais irregulares causando a contaminação do solo e lençóis freáticos, comprometendo a vida como um todo. A princípio, identificando a necessidade de trocar a televisão, tenha certeza que a anterior não poderá ser reutilizada por outras pessoas, através da revenda ou doação.
Da mesma forma, o importante é saber o que fazer com tv de led quebrada, ou outros modelos, e não abandoná-las em qualquer lugar.
Caso o defeito na TV seja irreparável, busque alternativas de destinação consciente. Assim, a Ecoassist atua com o Descarte Ecológico há 11 anos, coletando lixo eletrônico a domicílio em todo o território nacional.
Como é feita a reciclagem de televisão?
Ao fazer o descarte de TV antiga pela Ecoassist, você garante que a destinação correta do aparelho foi concluída, sem comprometer a natureza. Nossos profissionais transportam os itens até o centro de triagem, onde o equipamento é desmontado e descaracterizado.
Os componentes de plástico são triturados até o ponto de granulação necessária para reuso, bem como a madeira e ferro, por exemplo. Já os metais pesados como mercúrio, silício e zinco passam por um tratamento químico através da lavagem, condensação e recuperação de cada material. Assim, poderão retornar ao ciclo inicial de produção com reaproveitamento total como matéria prima de TV.
Uma vez que tenham materiais comprometidos que não sejam adequados para a reciclagem de TV, recebem a destinação ambientalmente adequada, para aterros sanitários controlados.
Em casos onde a televisão usada está em funcionamento, o contratante pode optar pela doação à instituições parceiras da Ecoassist ou um destinatário de sua escolha. Desta forma, a reutilização integral do equipamento é garantida.
Por que fazer o descarte de TV com a Ecoassist?
Prevendo a preservação do meio ambiente através do gerenciamento de resíduos sólidos e estímulo da Responsabilidade Compartilhada, foi instituída em 2010 a lei nº 12.305 PNRS. Através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fica sujeito a penalidades como multa, perda de licença ou reclusão de até 3 anos, qualquer cidadão que abandone bens de forma irregular.
Dessa forma, o serviço de Descarte Ecológico promovido pela Ecoassist, garante a destinação adequada do lixo eletrônico residencial ou empresarial, garantindo o cumprimento da legislação através do Certificado de Destinação Final.
Nossa equipe atua devidamente identificada, respeitando as normas de segurança vigentes estipuladas pela OMS, durante o período de prevenção do Coronavírus. Os horários de atendimento são flexíveis, bem como planos de coleta de acordo com o volume de resíduos a ser retirado. Atuamos em todo o território nacional.
Além da coleta de TV de tubo, também realizamos descarte de TV de plasma, LCD e outros objetos:
- Eletrodomésticos;
- Móveis velhos;
- Entulho ensacado e restos de obra;
- Peças automotivas;
Nosso time de atendimento poderá ser acionado via central de relacionamento, Whatsapp ou e-mail. O orçamento será calculado com base no volume de material a ser coletado. Assim, caso o contratante tenha seguro, poderá consultar a apólice para saber se o serviço de descarte de TV gratuito está incluso nas assistências fornecidas.
Além disso, atendemos empresas de todos os portes. A cotação para o serviço de Descarte Ecológico, Consultoria Ambiental ou Projetos Ecoeficientes poderá ser realizada via canais de atendimento ou através do formulário abaixo.
Entre em Contato!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais