Você sabe como fazer o descarte de uniformes usados?
É comum os uniformes usados por muito tempo apresentarem defeitos que inviabilizam a vestimenta no ambiente de trabalho ou escolar. É comum identificar pessoas utilizando as peças para outros fins, como em afazeres domésticos e até mesmo para dormir, no entanto as opções estão longe de serem as ideais.
Ao final da vida útil de um uniforme para empresas ou escolas, recomenda-se o Descarte Ecológico para garantir a descaracterização da marca e destinação ambientalmente adequada.
Fale Conosco
O que fazer com uniformes usados?
Realizar o descarte indevido dos uniformes escolares ou empresariais, abre precedentes para o uso indevido por terceiros ou comprometimento da marca.
Uma pessoa que encontra um conjunto de uniformes no lixo, pode utilizar as peças para conseguir entrar em empresas de acesso restrito e causar grandes problemas com a segurança. Além disso, o abandono dos resíduos em vias públicas ou lixões irregulares, comprometem a imagem da marca e contribuem com a poluição dos nossos recursos naturais.
Ao iniciar o processo de mudança ou substituição de uniformes escolares ou empresariais, busque recolher todas as peças que serão descartadas e acione o serviço de coleta Ecoassist. Trabalhamos com a destinação correta de resíduos sólidos em todo o território nacional.
Após a coleta diretamente na residência ou empresa, os resíduos têxteis são direcionados ao nosso centro de triagem, onde ocorre a descaracterização de uniformes. Garantimos o sigilo do motivo do descarte e a destruição dos itens que comprometam a marca.
Como ocorre a reciclagem de tecidos?
Neste caso, a reciclagem de roupas começa com o uniforme descaracterizado e anônimo. Utilizando o sistema de Logística Reversa, o material retorna como matéria-prima ao produtor inicial. Após passarem pelo processo de separação por cor e rasgagem, os retalhos de tecidos são triturados até que fiquem sem fibras e adicionados ao poliéster, dando início à fibra mista.
Assim, é na maçaroqueira onde as fibras são enroladas em uma bobina, esticadas em filatórios e formadas em novelos para reuso. Depois disso, são criados os novos produtos como cobertores, tapeçarias ou até mesmo na moda sustentável, por exemplo.
Se mesmo com a certeza do anonimato sua empresa se sentir desconfortável com a reciclagem de uniformes, não se preocupe. Também existe o processo de coprocessamento, onde o material é incinerado de forma adequada, sem causar danos ao meio ambiente.
Impacto do descarte de uniformes de forma indevida
Apesar das inúmeras campanhas voltadas para o desenvolvimento sustentável, algumas pessoas não sabem o que fazer com restos de tecido. Dessa forma, acabam realizando o descarte no lixo comum ou queimando de maneira irregular.
Alguns tipos de tecidos velhos possuem composição sintética que, quando queimados indevidamente, emitem CO2 (dióxido de carbono) e comprometem a camada de ozônio, além da fumaça ser altamente tóxica para seres vivos.
Quando descartados junto ao lixo orgânico, os resíduos têxteis são contaminados e não servem para reciclagem. Neste caso, o material é destinado aos aterros sanitários controlados e a indústria passa a utilizar recursos naturais finitos para produção de novas peças.
Realizar o Descarte Ecológico de tecidos e reciclar roupas, contribui ativamente com a produção de cobertores ou roupas que podem ser doadas para pessoas em situação de rua. Assim, a destinação ambientalmente adequada corresponde com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o autor recebe o Certificado de Descarte Ecológico concedido pela Ecoassist.
Por que escolher o Descarte Ecológico de resíduos têxteis?
Ao produzir ou adquirir um bem, você se torna responsável por sua vida útil e destinação final. Assim sendo, poderá ser autuado com multa em caso de descarte incorreto. Além de crime ambiental, a marca estampada no uniforme velho e descartado em locais irregulares, chama a atenção negativa para a empresa.
A Ecoassist está presente no mercado de Descarte Ecológico de resíduos há 11 anos, especializando-se na descaracterização de itens para destiná-los à reciclagem, destruição ou aterros autorizados.
Com datas e períodos de agendamento flexíveis, atuamos em todo o Brasil, realizando a coleta de resíduos têxteis ou outros segmentos, como:
- Eletrodomésticos velhos;
- Móveis usados;
- Eletrônicos;
- Documentos, crachás, papéis e itens de escritório;
- Entulho e restos de obra;
- Peças automotivas.
Por fim, ao solicitar o serviço de coleta e descarte de uniformes usados conosco, sua empresa recebe o Certificado de Destinação Final, atestando o volume de itens descartados e qual o tipo de material.
Além disso, se você é pessoa física e busca realizar o descarte de roupas usadas ou outros resíduos sólidos, entre em contato para orçamento. Retiramos materiais diretamente na residência, com total comodidade e praticidade.
Entre em contato!
Compartilhe
Leitores também acessaram:
Riscos do descarte de material promocional de forma indevida
24 de março de 2021As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta. Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, […]
Saiba MaisDescarte de resíduos para condomínios hoteleiros
23 de março de 2021Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia […]
Saiba MaisO que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?
19 de março de 2021Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas. Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos […]
Saiba Mais